O factoring é um tipo de financiamento onde um negócio vende suas contas a receber, com um desconto, para uma terceira parte. Por isso, se trata de um instrumento de fomento comercial, onde uma empresa repassa para outra seus recebíveis e créditos futuros de médio e longo prazo.
O contrato de faturização ou factoring é aquele em que um empresário (faturizado) cede a outro (factor ou faturizador) os créditos, na totalidade ou em parte, de suas vendas a terceiros, recebendo o primeiro do segundo o montante desses créditos, mediante o pagamento de uma remuneração.
Maturity Factoring ou “sem antecipação” – ocorre essa modalidade quando a mesma empresa de factoring marca um dia determinado para o pagamento do produto da cobrança, nunca antes do vencimentos dos créditos cedidos.
2. O factoring, faturização ou fomento mercantil, ainda que não se encontre regularizado especificamente entre nós, é um contrato atípico, pelo qual uma das partes cede a outra um crédito, responsabilizando-se o faturizado pela existência do crédito e pelo seu pagamento.
O fomento mercantil, também chamado de fomento comercial ou factoring, é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto.
Como é chamado na prática empresarial o Contrato de Factoring? Contrato de Empréstimo.
Direito de regresso é o poder que tem o possuidor do título de cobrar do sacador, endossante ou avalista o pagamento da obrigação não honrada pelo devedor. Quando a Factoring for detentora desse direito, poderá exercê-lo, amigavelmente, por meio da recompra pela cedente dos títulos anteriormente negociados.
Factoring (fomento mercantil ou comercial) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.
O Contrato de Factoring e o Direito de Regresso do Faturizador contra o Faturizado. O presente artigo trata da possibilidade de, em decorrência da celebração de contrato de factoring, o faturizador exercer direito de regresso contra o faturizado, em caso de inadimplemento dos títulos cedidos por este àquele.
As empresas de factoring não integram o sistema financeiro nacional e, portanto, estão sujeitas à Lei da Usura , não podendo cobrar juros superiores a 1% ao mês.
Factoring (fomento mercantil ou comercial) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.
Conceito. Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring.
Salários de Assistente De Factoring