Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.
Caminhada. Uma simples caminhada, feita todo dia, traz muitos benefícios para o desenvolvimento da coordenação motora. Ao caminhar, mantenha um ritmo regular com a coluna sempre ereta e não deixe de movimentar os braços para trabalhar todo o corpo de forma harmonizada.
Vale salientar que a prática de esportes pode ajudar a desenvolver essa coordenação motora. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos.
Elementos básicos da psicomotricidade
Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.