Após a descoberta, um dos tratamentos mais eficazes para a diástase é a técnica americana Tupler. Ela consiste no uso de uma faixa abdominal (diferente de uma cinta comum), em conjunto com exercícios específicos.
Mas se mesmo se cuidando você apresentar a diástase, exercícios de fortalecimento muscular são capazes de reverter o quadro no pós-parto na maioria dos casos. Mas é preciso respeitar o período de resguardo depois do nascimento do bebê. ... - Prancha abdominal e exercícios sem carga são ótimas opções para as mamães.
Prevenção da diástase abdominal
A diástase pós-parto ocorre por causa da pressão abdominal interna que os músculos abdominais e os tecidos conjuntivos sofrem com a expansão do útero. Além disso, a força para empurrar durante o parto também pode levar ao problema. Aliás, essa separação abdominal é algo esperado durante e após a gravidez.
A ginástica hipopressiva consiste em: Inspirar normalmente e depois soltar o ar completamente, até que o abdômen comece a contrair sozinho e a seguir 'encolher a barriga', sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
O método hipopressivo trabalha a conscientização corporal. Na aula, a pessoa realiza exercícios de respiração e posturas específicas, com o objetivo de aperfeiçoar a técnica e aplicá-la em seu dia a dia.
5 Dicas para ter uma barriga negativa
Criada nos anos 80, pelo fisioterapeuta belga, Marcel Caufriez, a Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH), segue uma sequência de exercícios posturais, realizados ritmicamente, cuja principal característica é a ativação tônica da cintura abdominal e do assoalho pélvico.