Na prática, um sistema de arquivo (file system, do inglês) é um conjunto de estruturas lógicas, ou seja, feitas diretamente via software, que permite ao sistema operacional ter acesso e controlar os dados gravados no disco.
Um sistema de arquivos permite o armazenamento organizado de arquivos, agregando características a cada arquivo como um nome, permissões de acesso, atributos especiais e um índice, que é uma lista de arquivos na partição que informa onde cada arquivo está localizado no disco.
Exemplos incluem FAT (FAT12, FAT16, FAT32), exFAT, NTFS, HFS e HFS+, HPFS, APFS, UFS, ext2, ext3, XFS, btrfs, ISO 9660, Files-11, Veritas File System, VMFS, ZFS, ReiserFS e UDF. Alguns sistemas de arquivos em disco são sistemas de arquivos de registro ou sistemas de arquivos de controle de versão.
Tipos de Sistemas de Arquivos
Servidor de arquivos ou file server é um serviço, sistema de armazenamento ou computador voltado para armazenar e compartilhar arquivos como documentos, planilhas ou vídeos através de uma rede local ou remota por dispositivos conectados como PCs, notebooks, tablets ou celulares.
Memória de um Computador. Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.
Existem vários atributos de arquivo no Windows, incluindo o seguinte:
Atributos são campos de dados que pertencem a um arquivo mas não fazem parte daquele arquivo, ou seja, eles não são computados dentro do tamanho do arquivo e podem ser copiados ou mudados sem tocar no arquivo em si.
O que realmente acontece é um pouco diferente. Apesar de não poder mais ver os arquivos eliminados da lixeira, o sistema apenas reconhecerá aquele espaço, apenas como espaço livre. Então o usuário pode armazenar novos arquivos naquele local, entretanto, as informações serão sobrescritas por estes novos arquivos.
Após visualizarmos um diretório de dois níveis como uma árvore de dois níveis, a generalização natural é estender a estrutura de diretórios em uma árvore de altura arbitrária como está na Figura 1 - diretório estruturado em árvore, a generalização permite que os usuários criem seus próprios subdiretórios e organizem ...
Em informática, diretório, diretoria ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou um arquivo que contém referências a outros arquivos.
A barra inicial identifica o diretório raiz. Em Windows, os sistemas de arquivos contém um outro tipo de subdivisão, os drives. Cada drive contém um diretório raiz, que contém subdiretórios e arquivos. Drives são identificados por uma única letra seguida do sinal de dois pontos.
O diretório raiz (/) Todos os arquivos e diretórios do sistema Linux instalado no computador partem de uma única origem: o diretório raiz. Mesmo que estejam armazenados em outros dispositivos físicos, é a partir do diretório raiz – representado pela barra (/) – que você poderá acessá-los.
/Root - Diretório home para o super usuário (Linux e Android) O diretório /root é o diretório home para o super usuário do Linux. Em vez de estar localizado em /home/root, ele está localizado apenas em /root. Isto é diferente do diretório /, que é o diretório raiz do sistema.
No Linux e Unix tudo é um arquivo. Diretórios são arquivos, arquivos são arquivos, e dispositivos são arquivos. Dispositivos são geralmente referidos por nódulos; entretanto, eles ainda são arquivos. Sob o diretório root ( / ) existe um grupo de diretórios comuns à maioria das distribuições Linux.
Para criar uma pasta é somente digitar o comando mkdir seguido do nome da pasta que você deseja criar, como se pode ver na 1 abaixo.
Para descobrir seu diretório atual, use o comando pwd. Finalmente, para iniciar para iniciar a busca de sua pasta base, use o símbolo ~. O segundo argumento é o filtro que você quer utilizar para procurar seu arquivo. Isto pode ser nome do arquivo, tipo, data de criação ou modificação etc.
Re: como acessar a pasta "etc"como super usuário? Para fins de edição de arquivos do sistema, o melhor método é usar o próprio terminal. Substitua o termo "gedit" por outro referente ao programa que você usará para editar o arquivo, como por exemplo: kwrite, kate, nano e etc....
O Ubuntu tem uma estrutura diferente do Windows. O Ubuntu coloca quase todos os aplicativos em um diretório, digamos /usr/bin .
Dica: tecle a tecla do logotipo do Windows junto com “D”, para minimizar tudo de uma vez. Para abrir coisas pela linha de comando, clique em "Iniciar > Executar", digite o nome da pasta (ou programa) e dê “enter”.
Siga estes passos para encontrar um aplicativo ou programa que foi instalado no computador.
Encontrar informações do sistema operacional no Windows 10
Para alterar o local de instalação para novos aplicativos, vá em “Configurações”, depois em “Sistema” e procure por “Armazenamento”. Em “Locais de salvamento”, é possível alterar o local de armazenamento de novos arquivos e dos documentos, músicas, fotos e vídeos já salvos no computador.