Os animais endotérmicos usam o calor gerado internamente para manter a temperatura corporal. A temperatura corporal deles tende a permanecer constante, independentemente do ambiente. Os ectotérmicos dependem principalmente de fontes externas de calor, e sua temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente.
Homeotermia é a característica de alguns animais em manter suas temperaturas corporais relativamente constantes, mesmo com as variações da temperatura ambiental. Os homens, as aves e boa parte dos mamíferos são seres homeotérmicos.
Animais endotérmicos mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. Animais exotérmicos necessitam de fontes externas para essa manutenção.
Diferente dos humanos, os cachorros possuem poucas glândulas sudoríparas. Ou seja, eles suam pouco, fazendo com que o principal método de regulação da temperatura nos cães seja a respiração. É por isso que eles ficam ofegantes quando estão com calor.
O calor é perdido para o ambiente por radiação emitida da superfície do corpo para um objeto mais frio. Por evaporação, das secreções das vias respiratórias, do suor, ou da saliva. Por condução, para superfícies mais frias, com as quais o animal está em contato.
Caso o corpo continue quente, um sinal através dos nervos simpáticos estimula as glândulas sudoríparas do corpo, causando sudorese. O suor tem a função de carrear água para fora do corpo e como este líquido é um bom condutor de calor, a sua evaporação causa o resfriamento do organismo.
Pecilotérmicos são animais de sangue frio. ... Em contraposição está os animais homeotérmicos (animais de sangue quente), aqueles que mantém a temperatura de seu corpo constante, independente do meio, como exemplo podemos citar as aves e os mamíferos.
Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.
Os répteis são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos, isto é, sua temperatura varia de acordo com o meio ambiente. ... Eles não têm um mecanismo interno que regule a temperatura do seu corpo, e, assim, permanecem com temperatura variável. Portanto, não poderiam sobreviver em lugares muito frios.
Quando falamos em animais ectotérmicos, estamos falando de seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas. Um grupo de animais que apresenta essa característica é o dos répteis.
Endotérmicos: Aves e Mamíferos produzem grande quantidade de calor devido a uma intensa alimentação, como discutimos na parte 1. A desvantagem óbvia é a necessidade constante de alimento. A vantagem é que nesse processo a temperatura corpórea é mantida alta e constante, o que favorece a atividade enzimática.