Para preparar este chá, basta adicionar as folhas de guaco à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, deve coar o chá e adicionar a colher de mel. É recomendado beber 3 a 4 colheres deste chá por dia, até que sejam observadas melhoras.
Guaco é uma planta medicinal normalmente utilizada em forma de chá para tratar problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante. A propriedade medicinal da erva está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas e auxilia na respiração.
Há algumas sugestões de que o açafrão pode aumentar a quantidade de plaquetas, sendo ideal para quem tem anemia.
Sim, a poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses. Um grupo realmente consumia o açafrão e o outro não.
A curcumina tem múltiplas atividades biológicas como antioxidante, antibacteriana, antineoplásica, antiproliferativa e anti-inflamatório. Além disso, a curcumina tem potencial terapêutico contra doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, doenças renais e diabetes mellitus.
O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.