Para testar basta acessar o CLI do MySQL com o comando mysql -u root. Quando você quiser parar o serviço do banco de dados é só executar o comando mysqladmin -u root shutdown. E para remover o mesmo basta executar mysqld — remove 'MySQL Server'. Pronto, você tem o MySQL rodando em sua maquina fácil, rápido e limpo.
mysql -h localhost -u root -p ... leia o artigo abaixo para entender o comando. Para testarmos a instalação do MySQL precisamos acionarmos o aplicativo. No console (terminal) é possível digitar mysql para “entrar” no servidor MySQL.
No meu PC fica no caminho: C:\\ProgramData\\MySQL\\MySQL Server 5.
Selecionar a database, escolha o diretório e nome do arquivo e clique em Start Export . Será gerado um arquivo sql. Em outro computador, no Workbench, clique em Management -> Data Import/Restore , procure o arquivo sql gerado anteriormente e clique em Start Import . Este é a versão 6.
Se você sabe o nome do domínio associado ao seu servidor de banco de dados (por exemplo, o nome do domínio associado ao cPanel), você pode procurar o registro A do nome do domínio usando o intoDNS para encontrar o endereço IP do seu servidor MySQL.
Você consegue acessar seu banco de dados do WordPress, ou melhor, o servidor MySQL, com o phpMyAdmin. O phpMyAdmin é uma aplicação web de código aberto com uma interface bem fácil de usar. A Hostinger tem o phpMyAdmin no seu painel de controle. E você pode acessá-la através da seção Banco de Dados.