Os principais instrumentos para esse teste são o Osciloscópio e o Multímetro (na escala de tensão ou corrente)....Atualmente existem três métodos de medir componentes na placa:
Defeito aparece depois do equipamento quente Muitas vezes não existe componentes com aquecimento exagerado, e todos estão em uma mesma temperatura, para abreviar o tempo e fazer com que o defeito apareça, aproxime a ponta do ferro de solda, mas sem tocar todos os componentes, apenas o mais suspeito do circuito.
Hoje em dia, os alternadores são de 60 amperes e as baterias de 60 ou 70 amperes. O que determina a potência do alternador é a quantidade de energia usada para manter a parte elétrica de seu carro. Quanto mais equipamentos e acessórios usando energia elétrica, mais será exigido do alternador.
O teste com o voltímetro ou multímetro se dá não no próprio alternador, mas na bateria do veículo. Com o motor desligado, conecte o aparelho à bateria. Esse teste é importante para saber se a bateria não está com carga baixa demais para realização do teste do alternador.
Nas oficinas consultadas, o reparo do sistema parte de R$ 90. “Basicamente, o alternador transforma energia mecânica em energia elétrica”, diz o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Gerson Burin.
O multímetro deve mostrar a medição assim que o cabo vermelho for inserido....Gire o seletor para o lado AC do multímetro e então selecione a maior tensão que possivelmente será testada.