Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve dar pelo menos 10 mil passos por dia para ser considerada fisicamente ativa.
A maioria dos dispositivos de rastreamento tem uma meta padrão de 10 mil passos - o famoso número que todos nós sabemos que devemos alcançar. Você pode supor que esse número surgiu após anos de pesquisa para determinar se 8 mil, 10 mil ou talvez 12 mil seriam ideais para a saúde a longo prazo.
Se quiser algo ainda mais preciso, você precisa saber que, para queimar 100 calorias, precisa dar 2.
0,82 metros
Há 1.
Dez mil passos equivalem a oito quilômetros. É o mesmo que percorrer uma distância do tamanho de 40 quarteirões. "Como primeiro estímulo é extremamente interessante para a pessoa que não tem contato nenhum com a atividade física.
"A gente vai usar um aparelho, o pedômetro. Ele marca o tempo que a gente está andando e marca também os passos", explica Marcondes. O resultado foi uma volta completa e mais um pouquinho em uma hora e vinte minutos. "No total, 7.
"Porque os benefícios à saúde podem ser atingidos com um mínimo de dez minutos de exercícios, uma forma útil de começar a se exercitar é tentar dar mil passos em dez minutos, até chegar a 3 mil passos em 30 minutos", disse Simon Marshall, chefe da equipe de pesquisadores.
Você queima mais calorias Aliando a caminhada com uma alimentação equilibrada, é possível sim perder medidas e eliminar aqueles quilinhos extra. Para você ter uma ideia, "uma caminhada de 30 minutos gasta, em média, de 180 a 230 calorias", conta o personal trainer Thiago Arias.
300 kcal
Segundo o médico, iniciantes devem andar de 30 minutos a 1 hora em pelo menos três dias da semana. Para quem quer perder peso e gordura corporal, o ideal é se exercitar por no mínimo 1 hora. Interromper a atividade por mais de três dias, porém, já causa perda do condicionamento físico.
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
Benefícios da caminhada
A caminhada estimula funções cognitivas, ajuda a prevenir o envelhecimento do cérebro e melhora nosso bem-estar. É caminhando lado a lado que lutamos por causas comuns e acendemos a criatividade.