crossorigin="anonymous">
As reações inorgânicas podem ser classificadas em: reações de síntese ou adição, de decomposição ou análise, de simples troca e de dupla troca ou metátese.
Essas reações podem ser agrupadas em quatro tipos principais:
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. Exemplo dessa reação: quando o magnésio reage com o oxigênio do ar: Não pare agora...
Resposta. Fotossíntese Reagentes: gás carbônico, água e luz. Produtos: oxigênio, glicídios e água. Respiração celular Reagentes: glicose ou ácidos graxos e oxigênio Produtos água e gás carbônico.
O reagente em excesso é aquele que está em uma quantidade estequiométrica superior a dos demais reagentes. Ou seja, ele é chamado de reagente em excesso porque não vai ser inteiramente consumido na reação. Isso porque os demais reagentes não existem na reação em quantidades suficientes para consumi-lo.
Nem sempre uma reação ocorre por completo. Isso ocorre, por exemplo, quando um dos reagentes está em excesso e parte dele não reage. O outro reagente, que é consumido primeiro, é denominado reagente limitante.