Uma forma de trabalhar a visão é mostrar algumas imagens com ilusões de óptica, que momentaneamente são capazes de enganar nosso cérebro, fazendo com que enxerguemos coisas de forma incorreta. Essas ilusões atraem a atenção dos alunos e nos permitem trazer um pouco de interdisciplinariedade para a aula.
A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.
A habilidade de sentir o gosto doce, salgado, amargo e azedo não é separado em diferentes partes da língua. Os receptores que sentem esses gostos estão todos distribuídos por todas as partes da língua.
Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (temperos, por exemplo).
5 gostos básicos - doce, azedo, salgado, amargo e umami - são mensagens que nos dizem algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.
Em todos os casos, a doença é causada pela deficiência de zinco, a qual é causada pelo uso de certos medicamentos. Além de alterar o paladar, a disgeusia também afeta parte do sistema olfativo, uma vez que boa parte do gosto dos alimentos está associada também ao cheiro, e não apenas ao gosto.
O amargor que perdura é sinal de má higienização ou de doenças mais sérias. Há diversas causas de boca com gosto amargo. As principais são alterações na cavidade bucal, como as cáries, a gengivite e a presença de saburra lingual.
Duas ótimas opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa, tendo baixo custo econômico, para combater a sensação de boca amarga são tomar o chá de gengibre em pequenos goles e usar o spray caseiro de camomila com linhaça sempre que necessário.
Resumo da notícia. É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
Além disso, o tratamento para boca seca pode ser feito de forma a aumentar a secreção da saliva, como por exemplo: