O surgimento da Psicologia comunitária ocorreu em meados da década de 60: Relacionado aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental, com a constituição dos serviços de saúde mental de base comunitária. Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de doença mental.
A concepção de comunidade que prevalesce na psicologia comunitária deriva dessa primeira noção, que engloba aspectos como signos linguísticos, crenças, valores e objetivos em comum, e a identificação dos seus integrantes entre si e em relação ao todo unitário que ela compõe é o que garante sua sustentação.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares. ...
A Psicologia Comunitária e a Saúde Comunitária compartilham valores e práticas que possuem como princípios balisadores a libertação e a participação, que estão na construção de espaços que rompam com os processos de opressão e favoreçam práticas participativas.
Sociologia. Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
A palavra comunidade tem origem no termo latim communĭtas. ... Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo.
Resposta. Ter educação, respeitar os outros, sempre ter consciência dos seus atos são as regras para se viver bem em sociedade.
8 dicas para viver bem, sem precisar de muito