Comece com a sua autobiografia. O objetivo é apresentar, por meio de um relato histórico e reflexivo, sua trajetória de vida até o ingresso da graduação. Se for pertinente à vaga, esse tópico permite discorrer sobre a sua escolha pela área de formação. Forneça informações completas e precisas, mas sem delongas.
Veja abaixo alguns informações que devem constar no memorial descritivo de acordo com a ABNT:
O memorial deverá ser um documento descritivo, escrito em primeira pessoa, sendo sua formatação e estrutura de livre escolha do residente, devendo constar: nome, curso(s) de graduação/pós; trajetória pessoal, acadêmica e profissional, motivo de interesse para o Programa de Residência, e expectativas com o curso.
1 INTRODUÇÃO Escrevê-lo é trazer para o presente, momentos jamais esquecidos e vivenciados em diferentes situações e nas diversas etapas da vida. No decorrer dessa narrativa, pretendo contextualizá-la com as teorias estudadas durante o curso de Pedagogia. Para esse fim, este memorial está dividido em cinco capítulos.
O que colocar no memorial
MEMORIAL REFLEXIVO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS Deve constar um breve histórico do itinerário profissional do aluno, não maior do que duas páginas. Visa descrever, analisar e refletir sobre sua trajetória acadêmico-profissional e intelectual, avaliando cada etapa de sua experiência.
Veja abaixo alguns informações que devem constar no memorial descritivo de acordo com a ABNT:
No geral, um memorial deve conter os seguintes elementos: Os graus que você conquistou na Academia; As instituições onde estudou e trabalhou; As principais atividades que desenvolveu em pesquisa, ensino e extensão (projetos, eventos, colaborações etc.).
Um memorial é o espaço dedicado a salientar a formação acadêmica e científica do profissional e docente, trajetória e justificativas para as linhas de atuação.
ORIENTAÇÕES PARA O MEMORIAL CIRCUNSTANCIADO – PRD-2013 Em linhas gerais, o gênero memorial pode ser utilizado academicamente para uma reflexão sobre o percurso construtivo de algum processo de ensino-aprendizagem de forma que, ao descrever esse percurso, o autor faça uma auto-avaliação de seu desempenho no processo.