Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.
7 ferramentas digitais que ajudam na alfabetização
Faça exploração de palavras com a janelinha (é um recurso para ensinar a ler e escrever que você pode ver aqui), retire objetos de um saco, para que as crianças escrevam o nome, faça leitura de bons livros, explorando a capa, fazendo perguntas de inferência, de compreensão.
O perfil do professor alfabetizador deve ser centrado no dever e saber de ensinar com qualidade e isonomia. O papel do professor e do aluno na perspectiva de ensino “tradicional” e na concepção “construtivista” é fornecer as ferramentas educacionais alunos, bem como, ensinar os mesmos a fazer uso delas.
É possível ser analfabeto e participar de práticas de letramento. Às vezes nos perguntamos, o que o professor prioriza ensinar na sala de aula? ... Letrar pode ser considerado mais que alfabetizar porque prioriza as habilidades de comparar, generalizar, prever, inferir e acima de tudo estabelecer relações.
LETRAMENTO DOCENTE: LEITURA E ESCRITA DO MUNDO E DA ESCOLA Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento.
No processo de construção da aprendizagem da leitura e escrita as crianças cometem “erros”. ... O professor por sua vez, deverá atuar como mediador, e ser antes de tudo um leitor. Precisa ler para os alunos, ler com eles e saber ouvir com entusiasmo as leituras dos textos que eles próprios produzem e escolhem para ler.
Dentro desse contexto o papel do professor exerce função determinante para o trabalho de desenvolver o hábito pela leitura e escrita. Contudo, o professor precisar ter uma preparação teórica e metodológica para trabalhar a leitura e a escrita na escola a partir de uma experiência vivenciada pelo próprio aluno.