O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.
O Metalismo ou Bulionismo é uma das principais características do sistema mercantilista ao lado do protecionismo. Dessa maneira, a riqueza de uma nação, segundo o conceito do metalismo, é medida através do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).
Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
Dias & Rodrigues (2010) destacam que os principais traços comuns a toda política mercantilista foram: o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo alfandegário, a intervenção do Estado na ordem econômica, o monopólio e o colonialismo. O metalismo configura-se como a essência da atividade econômica.
O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. ...
Resposta. os principais objetivos eram metalismo, balança comercial favorável, protecionismo alfandegário e defesa da produção nacional.
Perestroika e Glasnost foram medidas econômicas e políticas adotadas nos anos de 1980 pela antiga União Soviética (URSS) e que tinha como objetivos modernizar o mercado econômico soviético e possibilitar a abertura política.
As bandeiras tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas. 3. As entradas também atuavam no combate aos grupos indígenas que ofereciam resistência aos colonizadores.
A glasnost deu novas liberdades à população e sobretudo maior liberdade de expressão - uma modificação radical, visto que o controle da liberdade de expressão e a supressão da crítica ao governo eram até então elementos centrais no sistema de governo soviético.
Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasto em defesa e, para fazer isso, Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria: desocupar o Afeganistão, negociar com os Estados Unidos a redução de armamento (os acordos de Yalta) e não interferir em outros países comunistas (a Doutrina ...
A perestroika e glasnost simbolizaram as tentativas de Mikhail Gorbatchev em por fim à crise que atravessava a URSS. ... Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava.
04. Por que a queda do Muro de Berlim pode ser entendido como a queda simbólica do Bloco Comunista? Glasnost, por sua vez, caracterizava o processo de abertura política e de transparência aos mecanismos de decisão política. ...
Resposta. Resposta: O muro de Berlim que separava as duas Alemanhas era o maior símbolo da Guerra Fria, representava toda a intolerância existente entre os dois blocos especialmente a falta de liberdade social imposta pelo lado soviético.
A queda do Muro de Berlim está diretamente relacionado com o enfraquecimento do bloco socialista no leste europeu, no final da década de 1980. Nessa década, a Alemanha Oriental enfrentava uma crise econômica muito forte, e a insatisfação da população com a economia ruim evidenciava as insatisfações políticas.
O colapso e a instabilidade política das estruturas soviéticas cederam as manifestações populares que reivindicavam a remoção do muro chegando ao ponto de destruí-lo, pondo fim a divisão das Alemanhas e, posteriormente, do mundo.
A queda do Muro aconteceu após o porta-voz do governo da Alemanha Oriental anunciar a abertura das fronteiras do país. Milhares de pessoas reuniram-se ao redor do Muro no dia 9 de novembro de 1989 e, então, começaram a colocar o muro abaixo.
O muro de Berlim foi o símbolo máximo da bipolarização do mundo durante a Guerra Fria e sua queda representou o fim do socialismo como alternativa de modelo econômico naquele contexto. ...
Resposta. Resposta: umas das contribuições foi a multipolarizada ,que acelera a globalização e a concentração de capitais.
O Muro de Berlim foi considerado um símbolo ad Guerra Fria porque dividiu a cidade de Berlim ao meio, separando a Alemanha Oriental da Ocidental. Durante a Guerra Fria, o mundo dividiu-se na tensão entre comunistas e capitalistas.
O Muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961 e derrubado 28 anos depois, em 9 de novembro de 1989. O muro dividiu a cidade de Berlim em duas, a fim de evitar a emigração da população de Berlim Oriental para o lado Ocidental.