O médico diagnostica a fobia social quando a pessoa sente medo ou ansiedade que conta com todas as características a seguir:
O melhor tratamento para fobias específicas é uma forma de psicoterapia chamada terapia de exposição. Às vezes, seu médico também pode recomendar outras terapias ou medicamentos.
A causa de muitas fobias ainda é desconhecida pelos médicos. Apesar disso, há fortes indícios de que a fobia de muitas pessoas possa estar relacionada ao histórico familiar, levando a crer que fatores genéticos possam representar um papel importante na origem do medo persistente e irracional.
De acordo com Suzanne, baixa autoestima e problemas com o próprio corpo também podem desempenhar papel na aversão de alguém. “As pessoas que estão mais abertas ao contato físico com os outros geralmente têm níveis mais altos de autoconfiança.
Pra você que não gosta de mim, deixo o melhor do meu sorriso, pois sei que nada te castiga mais do que me ver feliz!! Eu não quero ser a paixonite de ninguém. Se alguém gosta de mim, eu quero que goste de mim de verdade, e não pelo que pensam que eu sou. E não quero que carreguem isso preso por dentro.
Dizemos em Psicologia Comportamental que, quando o organismo não recebe um reforçador há algum tempo, ele entra em Privação desse reforçador. Então, quanto mais o tempo passa, mais valor esse reforçador pode ter. Os reforçadores sociais são naturais, ou seja, sempre necessitaremos deles.
Gostar de quem não gosta de você é ruim, mas pior é querer gostar de quem nem conhece de quem não convive de quem não sabe nada. É incrível como o coração só faz o que não deve, gostar de quem não gosta de você. Ai vem a pessoa com o papo de que mora longe, de que você é mais novo ou você é mais velho.