crossorigin="anonymous">
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
São compostos orgânicos que apresentam o grupo carbonila em carbono primário, ou seja, em qualquer ponta de cadeia. Como nos aldeídos o grupo carbonila sempre está na ponta da cadeia não é necessário fazer sua localização.
Qual a diferença entre o metanal e o formol? Cite duas aplicações do formol. O formol é uma solução aquosa de metanal. Ele é usado como bactericida e para conservação de peças anatômicas.
De acordo com a IUPAC, a nomenclatura dos ácidos carboxílicos é diferente da dos demais compostos orgânicos no sentido de que utiliza o prefixo “ácido” e o sufixo “oico”.
Resposta. O radical dos ácidos é o H.
Resposta. Um radical funcional é um átomo em uma molécula que serve como um local de reatividade química.
São compostos que, por dissociação iônica, liberam a hidroxila (OH–) como íon negativo segundo Arrhenius. O OH: será o radical funcional das bases.
É muito comum que ácidos carboxílicos sofram reações de substituição da hidroxila por outros átomos ou grupos de átomos, o que forma os derivados de ácidos carboxílicos. Dentro dessa classe de compostos estão diversas funções como os ésteres, sais de ácidos, anidridos e amidas.
Funções Oxigenadas são um dos 4 grupos funcionais dos compostos orgânicos. Os compostos que pertencem a essa função são formados por oxigênio, sendo os Aldeídos, as Cetonas, os Ácidos carboxílicos, os Ésteres, os Éteres, os Fenóis e os Álcoois.
As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster. As funções oxigenadas abrangem compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.