Atlântico
Oceano Atlântico
A Leste o Oceano Atlântico Sul. A Oeste o Oceano Pacífico Sul.
mar Morto
Mar Morto
Pelo que parece, o Oceano Atlântico (Norte) é a “fonte” de água do Pacífico, uma vez que a evaporação da sua água “alimenta” as grandes chuvas que há no Pacífico, tornando-o menos salgado e ao Atlântico mais saturado em sais. ...
Sim: o mar perto do Equador é sempre menos salgado. Isso acontece porque nessa região do globo, apesar do calor intenso, o volume de água que chega ao mar com as chuvas supera a porção que evapora – ou seja, o excesso de água da chuva dilui o sal. Um bom exemplo desse processo é a costa caribenha da Nicarágua.
Confira abaixo alguns dos lagos salinos mais conhecidos do mundo e parte da história de cada um.
Resposta. Em 1 litro, se retira aproximadamente de 8 a 14 gramas de sal, então pegamos a média 11gr x L. 1 x 5000 / 11: 454 litros praticamente para obter-se 5kg de sal.
35 gramas
A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos, com concentrações de cerca de 35 gramas de sais para cada quilograma de água. Isso significa que para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos (a maior parte é cloreto de sódio, NaCl).
Em contato com a água, as rochas se dissolveram e se fragmentaram, formando pequenas partículas. ... Essas rochas são cheias de sais minerais, inclusive o sal comum, o cloreto de sódio (NaCl). O sais dissolvidos são carregados pelos rios e córregos, chegando a mares e oceanos.
Como todos os cursos d'água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo.
Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. ... Mas os maiores responsáveis pela salinidade da água mar são os rios. Apesar de a água deles não ser salgada, eles são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais, depositando tudo nos oceanos.
A salinidade dos mares é resultado, em realidade, de diversos processos naturais, incluindo, entre eles, a chegada da água dos rios no oceano. A água doce tem sua origem na chuva que cai sobre a superfície do planeta, abastecendo os rios, lagos e aquíferos que servem para “matar a sede” de humanos, animais e plantas.
A água salgada é aquela rica em sais dissolvidos, principalmente o cloreto de sódio. Esse tipo de água é encontrado nos mares e oceanos e compõe cerca de 97,5% de todo o total de água existente na Terra.
Resposta: A origem do sal no mar é devido ao desgaste das rochas. ... Nesse processo, ela também retira os sais minerais existentes nessas mesmas rochas, aumentando o seu próprio grau de salinidade.
Olá! Por que as moléculas da água que evaporam são os átomos de hidrogênio e oxigênio, deixando assim os outros íons que deixam a água salgada sem sofrer o processo de evaporação em estado gasoso.
A água também está presente em rios e lagos, porém em menor quantidade que nos oceanos. A água de rios e lagos é conhecida como água doce, porque não possui a enorme quantidade de sal que há na água do mar.
A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. ... Desta forma o nível do mar encontra-se sempre constante, impedindo a evasão da água na areia que poderia invadir a terra com o passar do tempo.
Sal e água também se atraem. Quando se dissolve sal em água, muitas partículas de água são atraídas pelas partículas de sal. Então, estas se soltam. A agitação ajuda a dissolver, porque com ela sempre chegam novas partículas de água perto do sal.
Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.