O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
Um procedimento simples para eliminar o ferro é transformá-lo em óxido férrico, que é um material insolúvel e se precipita. Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório.
A coloração amarelada ou marrom indica a presença de ferro. Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.
Para sanar o problema da água ferruginosa como tratar, que é caracterizada pela sujeira e cor de ferrugem amarelada, é empregado um produto denominado Econox.
A remoção de excesso de ferro em água pode ser realizada por meio de dois processos de aeração, sendo um seguido de coagulação, decantação e filtração. O outro, seguido de contato ou filtração, é o mais indicado para águas limpas que dispensam tratamento químico, como é o caso das águas subterrâneas.
Considera-se “temporária” pois esses ânions, combinados com os principais cátions (íons de carga positiva) presentes nesse tipo de água (cálcio e magnésio), são facilmente eliminados pelo aumento da temperatura. Então, ao ferver a água dura temporária esses sais precipitam e assim é possível removê-los.
Pegue uma mangueira de jardim de uma torneira externa e coloque a extremidade aberta a 90 cm a 1 m para dentro do poço. Abra a torneira completamente e deixe a água correr pelo tubo de revestimento por 15 minutos. Puxe a mangueira para fora do poço e feche a tampa.