Para a emissão da segunda via da carteira de identidade, são necessários os seguintes documentos:
O crime de falsidade ideológica esta previsto no artigo 299 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de omitir a verdade ou inserir declaração falsa, em documentos públicos ou particulares, com o objetivo de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente ...
Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.
Quem precisa solicitar o RG com urgência poderá contar com o mutirão de atendimento nos postos do Poupatempo da Sé e de Itaquera, localizados no centro de São Paulo. O agendamento estará disponível a partir deste sábado (15) e poderá ser feito pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo (Poupatempo Digital).
Para conseguir essa informação, você vai precisar acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. Lá estão muitos dos seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG de forma rápida. Para acessar seu cadastro ou cadastrar-se basta ter os números do CPF.
Não é todo mundo que sabe, mas o RG (Registro Geral), conhecido como Documento de Identidade, tem 10 anos de validade da 1ª via. Depois é preciso renovar para que ele continue sendo utilizado.