Um sistema de informação geográfica (SIG), também conhecido como GIS (acrónimo/acrônimo inglês de geographic information system), é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos ...
Entre eles estão software, hardware, banco de dados, sistemas especialistas, sistemas de apoio à gestão etc. Ou seja, estão inclusos todos os processos informatizados, que podem disponibilizar a informação correta e fazer a empresa funcionar de maneira adequada.
A informação existente num SIG é separada em diferentes camadas temáticas e armazenada de forma independente, o que permite trabalhá-las de uma forma mais rápida e simples. Isto faz com que o utilizador possa relacionar a informação através da posição e da topologia dos objectos, a fim de gerar nova informação.
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG's) são sistemas computacionais que permitem produzir, armazenar, processar, analisar e representar informações espaciais. Em outras palavras, eles são ferramentas que utilizam informações georreferenciadas (coordenadas geográficas) para produzir produtos como mapeamentos.
GPS (Sistema de Posicionamento Global): Desenvolvido para localizar com precisão um objeto (celular, redes, casa) ou pessoa. os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são sistemas dedicados ao tratamento de dados geográficos, ou seja, são sistemas que preservam o atributo locacional de dados espaciais.
Sensoriamento Remoto: Conjunto de Técnicas de captação e registro de Imagens a distância por meio de diferentes sensores, Como: Equipamentos Fotográficos, Scanner de Satélites, radares. JA O GPS (Sistema de Posicionamento Global): Desenvolvido para localizar com precisão um objeto (celular, redes, casa) ou pessoa.
GPS - Sistema de Posicionamento Global.
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. ... Os SIGs resultam da combinação entre três tipos de tecnologias distintos: O sensoriamento remoto, o GPS e o geoprocessamento.
O Sistema de Informações Geográficas (SIG) ou Geographic Information System (GIS) é uma poderosa ferramenta de análise espacial, servindo para o cruzamento de informações geográficas e banco de dados, possibilitando a análise precisa de determinada área.
Existem dois significados distintos para SIG, um deles se refere a uma aplicação real de SIG, incluindo equipamentos, dados, programas computacionais, recursos humanos e métodos necessários para resolver um problema (uma aplicação de SIG), conforme se pode observar na figura 1.
São representações de vértices definidos por um par de coordenadas. Podem ser expressos através de pontos, linhas e polígonos. Pontos – representados por um único vértice, ou seja, por apenas um par de coordenadas, definindo a localização de objetos que não apresentam área nem comprimento.
Um SIG, enquanto ambiente computacional, é composto pela seguinte estrutura hierárquica: interface com usuário; entrada e integração de dados; funções de consulta e análise espacial; visualização e plotagem; e a gerência de dados espaciais (armazenamento e recuperação de dados).
Conforme destaca a figura abaixo, os dados geográficos são agrupados em duas grandes classes ou modelos de representação, a saber: vetorial e matricial (raster). ... Estas classes de representação se referem a forma na qual os dados espaciais são armazenados (vetores ou matrizes).
Um dado geográfico ou geo- espacial ou georreferenciado é um dado espacial em que a dimensão espacial está associada à sua localização na superfície terrestre, em determinado instante ou período de tempo. Neste documento é utilizado tanto o termo geoespacial, quanto espacial.
Os dados espaciais, em SIG, têm dois formatos primários (arranjo de dados para armazenamento ou apresentação): raster/matricial e vector/vetorial. O formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas.
Dados geográficos ou georreferenciados são dados espaciais em que a dimensão espacial está associada à sua localização na superfície da terra, num determinado instante ou período de tempo [CCHM96].
O georreferenciamento é uma tecnologia bastante utilizada pelo setor agrícola. Além de ser uma exigência para a regularização de propriedades rurais, também é essencial para a implantação da agricultura de precisão.
Georreferenciamento é um processo que permite determinar a exata posição geográfica de um imóvel rural e sua área por meio de um mapeamento que referencia os vértices de seu perímetro ao sistema geodésico brasileiro.
Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens. O processo de Georreferenciamento de imóveis é feito por meio do levantamento topográfico para definir as características referentes à dimensão e localização da propriedade.
O georreferenciamento de imóveis rurais é obrigatório nos casos de desmembramento, parcelamento, remembramento, transferência e ações judiciais que versem sobre imóveis rurais, conforme a Lei dos Registros Públicos.
Dentre os equipamentos utilizados para realizar esse georreferenciamento, estão as bases (fixa e móvel) e o aparelho GPS de alta precisão para a coleta dos dados no campo, além da realização do processamento dos dados com ajuda de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos dados da Rede ...
Existem duas formas de realizar o georreferenciamento ou registro de uma imagem no QGIS: • selecionando Pontos de Controle através de coordenadas (X,Y) conhecidas; • selecionando Pontos de Controle através de outra imagem já georreferenciada.