O Serviço Social é uma profissão – uma especialização do trabalho coletivo, no marco da divisão sociotécnica do trabalho – com estatuto jurídico reconhecido (Lei 8.
A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. Nesse período, o país passava por um período turbulento, com diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
II, III são verdadeiras I, II , IV são verdadeiras 10a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 Sobre surgimento do Serviço Social no Brasil podemos afirmar que Remonta aos primeiros anos da década de 30 e resultou da: Iniciativa particular de vários setores da burguesia ligados ao meio católico.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
1) É correto afirmar que o Serviço Social brasileiro terá diferentes correntes teóricas que sustentavam sua prática. Deste modo, é correto afirmar que. Alternativas: a) O Serviço Social brasileiro terá a influência da Igreja Católica.
Resposta: Inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho. Implementação das políticas públicas enquanto política de Estado. Criação de mercado de trabalho para os assistentes sociais.
O Serviço Social se institucionaliza e se legitima como profissão nos anos 1930, período demarcado pela intensidade e extensão das mazelas da questão social, que demandou mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
Processo mediante o qual um conjunto de normas de comportamento, que orientam uma atividade social considerada importante, adquire regulamentação jurídica formal. Neste segundo sentido, institucionalização é sinónimo de ordem social. ...
Institucionalização é o termo usado para descrever tanto o processo de, quanto os prejuízos causados a seres humanos pela aplicação opressiva ou corrupta de sistemas de controle sociais, médicos ou legais inflexíveis por instituições públicas, ou sem fins lucrativos criadas originalmente com fins e razões benéficas.
A institucionalização do Serviço Social se deu devido à relevância da profissão, ou seja, significa como e quando o serviço social foi visto como uma profissão relevante e de importância para a sociedade os quais expuseram a emergência em ofertar respostas às expressões da questão social.
O Assistente Social que trabalha nesse âmbito deve buscar dentro da realidade concreta de cada comunidade elementos que propiciem a população a uma reflexão sobre a realidade, para que cresça e tenha sua autonomia. ...
O que é o caso social?, pergunta central colocada pela autora, é um tipo de questão que nos ajuda a levantar o pano colocado sobre uma daquelas realidades tidas como “naturais”, que tomamos como dado adquirido, que não nos causam perplexidade nem nos levantam dificuldades, mas que sob a aparência revelam todo um ...