O terrário tem de receber luz, porém não deve ficar exposto diretamente ao sol. Lacrado o vidro, começa o ciclo: a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. ... Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
Estados físicos da água São eles: líquido, sólido e gasoso. É o ciclo da água em que o calor emitido pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano) causando a mudança do estado líquido para o seu estado gasoso, à proporção que se move da superfície da Terra para a atmosfera.