Significado de Imanente adjetivo Que existe sempre num dado objeto e é inseparável dele. Que faz parte de maneira inseparável da essência de um ser; inerente.
Na teologia e metafísica, sustenta que o divino ou Absoluto abrange ou se manifesta no mundo material, e imanentismo é o termo usado para se referir à noção de que Deus ou uma mente ou espírito abstrato pervade o mundo. É sustentado por algumas teorias filosóficas e metafísicas da presença divina e providência.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude.
Resposta: No cristianismo o Deus transcendente, que transcende,ou seja ultrapassa as eras do mundo, santo onipotente, que não pode ser alcançado ou visto, pode ser atingido pela primariedade imanente no Homem-Deus Jesus o Cristo, que é o filho de Deus.
Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
Sim, podemos compreender além da visão religiosa. Podemos entender a imanência como a existência de algo interno, que pode ser, por exemplo, o extinto. Podemos ainda entender por exemplo, como a influência recebida pelos astros: os signos. Assim, não precisa necessariamente estar ligando a religiosidade.
Na transcendência, como juízo de delibação do recurso para o TST, decide-se se, pela sua importância política, jurídica, econômico e social, que trancenda o interesse meramente individual da causa, fazendo com que determinado processo requeira um novo pronunciamento do Tribunal.
No caso da transcendência, dividimos de duas formas: quantitativa e qualitativa. É mais visualizável a transcendência quantitativa, um número de pessoas que possam ser alcançados pelo julgamento daquele processo em específico.
I – O recurso cabível contra decisão monocrática é o agravo regimental. II - Não cabe reclamação contra decisões do Supremo Tribunal Federal.