Um grande problema que veio acompanhado com o Novo Acordo foi o emprego do hífen (ou não) nas palavras com prefixos. Você sabe se o correto é autoavaliação ou auto-avaliação? A mudança eliminou a separação das palavras auto e avaliação por hífen....autoavaliação;
“Este instrumento em forma de questionário autoaplicável tem como objetivo avaliar a presença ou não de dores nos colaboradores. Ele é composto por uma identificação, no topo da ferramenta, seguido de um questionamento referente a dores em alguma área do corpo, tendo como alternativas o campo sim ou não.
Que estão nítidos: 2 distintos, compreensíveis, perceptíveis, inteligíveis, marcantes, explícitos, claros, precisos, nítidos, cristalinos, distinguíveis.
Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação [1].
“O parágrafo único do artigo 40 da lei diz que a patente, após concedida, deve ter, no mínimo, 10 anos de existência. Se o INPI atrasar 11 anos, vai ter 21 e assim por diante”, explica.
A licença compulsória ou obrigatória de patentes, conhecida como "quebra de patente" significa uma suspensão temporária do direito de exclusividade do titular de uma patente, permitindo a produção, uso, venda ou importação do produto ou processo patenteado, por um terceiro, desde que tenha sido colocado no mercado ...
Toda patente registrada por um órgão que regulamenta a propriedade intelectual terá um tempo máximo de existência. No Brasil, este tempo é de 20 anos após a data de depósito da patente ou 10 anos após a data de concessão – será escolhida a opção que trouxer mais benefícios ao titular.
O preço dos medicamentos está diretamente ligado à existência (ou não) de uma patente – instrumento que garante exclusividade na fabricação e venda de um produto. Sem concorrentes, os valores dos remédios tendem a ser mais altos – o que garante lucro maior à indústria farmacêutica.
Patentes de remédios garantem outros benefícios além de impedir cópias. Patentear um produto, ideia ou processo não é o recurso mais efetivo para evitar imitações e garantir a exclusividade da sua exploração comercial. No entanto, a patente é o mecanismo de proteção mais utilizado pela indústria farmacêutica.