A principal consequência da desnutrição é a redução do crescimento físico e o menor desempenho intelectual em crianças. Isso acontece porque a magreza extrema acaba reduzindo a altura que a criança poderia atingir na idade adulta, e dificulta o seu aprendizado, memória e raciocínio.
Em condição de subnutrição, alimentação pouco nutritiva que não mantém uma pessoa saudável. Que apresenta um físico débil; insuficientemente desenvolvido por falta de alimentação adequada: vegetal, animal subnutrido. substantivo masculino Pessoa ou animal cuja nutrição é deficiente, sem os nutrientes necessários.
A ingestão de alimentos em quantidade menor do que a necessária faz com que o organismo gaste suas reservas de gordura para manter o metabolismo do corpo, levando à subnutrição.
substantivo feminino Emagrecimento extremo; perda de peso excessiva; emagrecimento. Etimologia (origem da palavra emaciação). Emaciar, "emagrecer" + ção.
A desnutrição é uma condição patológica, ou seja, uma doença que é causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais. Pode também ser causada devido a incapacidade ou dificuldade de o organismo absorver os nutrientes. A subnutrição se refere diretamente a má alimentação.
Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada. Já a obesidade é uma doença que cursa com o acúmulo excessivo de gordura corporal e tem múltiplos fatores causais.
“A obesidade e a desnutrição são doenças nutricionais que podem ou não ser relacionadas a problemas alimentares. Antigamente a obesidade e a desnutrição eram enxergadas como consequências. Se a pessoa tinha câncer, por exemplo, era normal ela estar mais magra.
Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.
Marasmo é nome designado a um dos vários tipos de desnutrição energética-proteica, que causa de forma geral, uma grande perda muscular e de gordura.
O marasmo é um dos tipos de desnutrição energético-proteica caracterizada pela grande perda de peso e perda muscular e de gordura generalizada, o que pode influenciar negativamento o crescimento.
Marasmo ou Desnutrição seca (do grego μαρασμός, decadência), é uma forma crônica de desnutrição, na qual a deficiência primariamente de carboidratos e lipídios, em estágios avançados, é caracterizada por perda muscular e falta de gordura subcutânea.
Classifica-se a desnutrição proteico-energética em leve, moderada ou grave. A classificação é determinada calculando-se a porcentagem do peso esperado em relação à estatura ou à altura esperada utilizando-se padrões internacionais (normal, 90 a 110%; leve, 85 a 90%; moderada, 75 a 85%; grave, < 75%).
Esta doença é causada por uma deficiência de proteínas na dieta, muito importante para as células do corpo, que contêm proteína que é necessária para reparar as células, produzir novas células e muito útil em processos metabólicos.
Para prevenir a desnutrição é importante:
Como evitar a desnutrição infantil
No caso da doença hepática e desnutrição, a causa é a escassez de albumina plasmática. Esta, por sua vez, faz com que a circulação sanguínea ocorra normalmente. No entanto, quando em baixos níveis, não consegue mais reter a água dentro dos vasos sanguíneos, resultando na passagem desta para o interstício.
Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.