Vejamos agora quais fatores levar em consideração no momento da escolha.
Existem vários modelos de filtros particulados, incluindo os de respiradores com manutenção (P1, P2 e P3) e os descartáveis (PFF1, PFF2 e PFF3). Também há diferentes tipos de cartuchos (como o de carvão ativado, específico para proteção de riscos químicos) e válvulas.
três meses
Para o uso prolongado é importante que a máscara permaneça ajustada e funcional. Experiências com outros tipos de atendimento mostram que esses equipamentos podem permanecer eficazes quando utilizados por até 8 horas seguidas.
Com o filtro de ar na peça, é possível bloquear ao menos 96% das partículas suspensas no ar. O uso indicado da máscara é de até um dia inteiro, seguindo a troca de filtros a cada 12 horas ou quando úmidos e os cuidados indicados para o manuseio.
Puxe a aba do painel do queixo e do nariz até o clipe de nariz se dobrar e a máscara ficar em forma de copo.
5) Como eu sei se a máscara está bem ajustada?
Posicione uma das mãos sobre o respirador e com a outra, puxe a cinta elástica superior e passe-a pela cabeça, posteriormente repita o procedimento com a cinta inferior. 1. Para fechar o respirador, aperte-o pelas pontas do clipe nasal, evitando vincar a região sobre o nariz, o que pode comprometer sua vedação.
1 – Respirar algumas poeiras, névoas, fumos, gases ou vapores podem causar doenças ou até a morte. 2 – Os respiradores ajudam a proteger quando utilizados durante todo o tempo de exposição. 3 – Se não conseguir uma vedação adequada, não entre na área contaminada e entre em contato com o seu supervisor.
Não deixe o respirador em lugares sujos. Se precisar manuseá-lo com as mãos sujas, pegue-o pela parte externa; A limpeza deve ser feita após a desmontagem parcial do respirador, lavando-o com água morna, sabão neutro e com auxílio de uma escova de cerdas não metálicas. Deixar secar na sombra.
3 anos
Importante: Todo respirador denominado como peça facial filtrante-PFF, independentemente do seu percentual de eficiência ou resistência ao tipo de aerossol, deve ser usado até 10 vezes o limite de exposição ocupacional, nos casos dos respiradores PFF2 e PFF3, e até 5 vezes o limite de exposição ocupacional para os ...
Qual a vida útil de um respirador? De acordo com a NBR 13698, os fabricantes devem informar que a PFF deve ser descartada após no máximo o uso por um turno de trabalho, se aplicável.
PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados) PFF2 / P2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou Agentes Biológicos PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT