O ácido Hipúrico é o principal metabólito urinário do tolueno, sendo o indicador biológico da exposição a este solvente conforme a NR-7. O ácido Hipúrico é um metabólito normal do organismo humano. Pode também advir de dietas ricas em ácido benzóico: frutas (ameixa, pêssegos), alimentos conservados com benzoatos.
O ácido hipúrico é o principal metabólito urinário do tolueno (solvente para óleos, borrachas e tintas), sendo o indicador biológico da exposição a este solvente.
- O ácido metil-hipúrico é o principal produto de biotransformação dos xilenos ou dimetilbenzenos. - É grande o emprego de xileno nas indústrias químicas, de plásticos, de fibras sintéticas, de couro, de tecidos e de papéis, sem contar seu emprego como solvente para tintas.
Interpretação e comentários. - O ácido mandélico é o principal indicador biológico da exposição ocupacional ao estireno, que ocorre durante a produção de polímeros plásticos, como poliestireno, resinas (acrilonitrila-estireno), borracha sintética e produtos de fibra de vidro.
NIOSH estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm. Quanto aos efeitos da exposição em longo prazo (crônicos) ao benzeno, podem ocorrer: alteração na medula óssea, no sangue, nos cromossomos, no sistema imunológico e pode causar vários tipos de câncer.
No caso dos frentistas, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deve ser emitido por ocasião da admissão e da realização dos exames periódicos e demissionais, além do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Ele foi regulamentado pela NR nº 7 do Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTPS),com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores.
O PCMSO é elaborado e assinado pelo médico do trabalho que atua como coordenador do programa na empresa. Indicado pelo empregador, esse profissional deve fazer parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da organização.
O PCMSO tem como finalidade promover, com base nos riscos identificados no PPRA, a monitoração e preservação da Saúde Ocupacional através de realização dos exames admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função, retorno ao trabalho; Emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).
Segundo a NR7 no item 7.
O que é PCMSO? Todo empregado, antes de ser admitido em um emprego, precisa fazer o exame médico admissional. Esse exame é obrigatório no país e está presente no PCMSO, sigla para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
O PCMSO Laudo, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma legislação regulamentada pela Norma regulamentadora de número 07, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994. ... Esse programa tem um papel muito importante dentro das empresas.
Este exame pode ser feito tanto com um médico do trabalho que esteja in loco no ambiente profissional quanto por médicos de clínicas de segurança do trabalho terceirizadas, ambas situações válidas. Veja também: Siglas da saúde ocupacional: CIPA, PCMSO, PPRA. Entenda essas e outras!
“A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR”.
A Norma Regulamentadora 09 não se refere expressamente sobre qual o profissional habilitado para tanto, porém as atribuições estabelecidas para a gerência do PPRA deixam implícito que o mesmo deve ser realizado por Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho.
O PPRA é um programa de prevenção a riscos ambientais que tem por objetivo promover a saúde, a segurança e a integridade. As empresas que devem elaborar o PPRA são aquelas onde há risco ambiental conhecido, ou ainda as que podem vir a apresentar esses riscos futuramente.
NR9
O que é PPRA? Por sua vez, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) segue a Norma Regulamentadora N° 9, do Ministério do Trabalho e Emprego.