Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais…...Brincadeiras de Criança.
pique-esconde
Ivan Cruz (Rio de Janeiro, 1947) é um pintor, escultor, artista plástico e advogado brasileiro. As brincadeiras de infância, entre outras temáticas infantis, formam a maioria das suas obras artísticas.
As obras de Ivan Cruz mostram crianças brincando na rua, com brincadeiras antigas. As crianças pintadas não têm rosto, para que cada um possa se identificar, trazendo à memória as brincadeiras de seu tempo de criança.
EM SUAS OBRAS, IVAN CRUZ RETRATA AS BRINCADEIRAS INFANTIS. PORÉM, AS CRIANÇAS PINTADAS NÃO POSSUEM DETALHES NO ROSTO. ISSO É UMA MARCA DO ARTISTA E DE SUA ARTE PARA QUE CADA UM POSSA SE IDENTIFICAR, TRAZENDO À MEMÓRIA AS BRINCADEIRAS DE SEU TEMPO DE CRIANÇA. SOBRE UMA DAS OBRAS DE IVAN CRUZ, A PERGUNTA É...
A sua preocupação foi sempre com a criação e não com a cópia ou engajamento em alguma Escola já criada. Ingressou na Escola Brasileira de Belas Artes (hoje EBA) da U.F.R.J., frequentando seus bancos escolares pelo tempo que julgou necessário.
Cabo Frio
Materiais a serem utilizados: Folhas de papel A4 ou qualquer outro papel que tenha em casa, lápis de cor. Utilizem os materiais que tem em casa para decorar o barquinho, podem pintar com lápis de cor ou personaliza-lo com desenhos de sua preferencia.
Rio de Janeiro
O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro e brincava pelas ruas do seu bairro como toda criança. Apesar de amante da Arte, se formou em Direito em 1970, mas oito anos depois trocou o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio, região dos lagos.
Bolinha de gude, amarelinha, peão, queimada, pega-pega, baliza, corre cotia. Há muitas gerações, essas brincadeiras fazem parte da infância dos brasileiros. Assim como lendas, cantigas, provérbios, crenças e danças populares, elas ajudam a compor o folclore brasileiro, que tem seu dia celebrado em 22 de agosto.
Brincadeiras populares transmitidas de geração em geração As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. Elas fazem parte dos hábitos e costumes populares e são passadas de geração em geração ao longo do tempo.
Separamos, abaixo, os brinquedos mais adorados de acordo com cada década....Relembre alguns brinquedos dessa fase marcante!
Nas escolas, abordagem do folclore na educação infantil permite que as crianças resgatem a memória de um movimento sem idade declarada, com o objetivo de manter viva a história cultural do Brasil e de enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. ... Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte.
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele nos é ensinado desde crianças, como um conjunto de tradições e manifestações culturais. Possui lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, mas não se trata apenas disso.
O folclore na Educação Infantil é uma das ferramentas mais poderosas para cativar e ensinar os alunos dentro ou fora da sala de aula. A comunicação das histórias e dos costumes tradicionais é imprescindível para a formação de crianças com senso crítico e compreensão dos valores que regem o mundo.
É importante salientar, que o folclore deve ser trabalhado o ano inteiro nas aulas de música, porque oferecem diversas possibilidades de interação e brincadeiras. Muitos, porém acreditam que é um trabalho que se resume às lendas. Trabalhar com o folclore envolve música, danças, instrumentos musicais, parlendas, etc.
A palavra folclore é uma palavra de origem inglesa formada pela composição de dois elementos: “folk”, povo, e “lore”, sabedoria, conhecimento, cultura. ... As cantigas, as lendas, as festas populares e os jogos coletivos são as características mais fortes presentes no estudo do folclore brasileiro.
O folclore na Educação Infantil é uma das ferramentas mais poderosas para cativar e ensinar os alunos dentro ou fora da sala de aula. A comunicação das histórias e dos costumes tradicionais é imprescindível para a formação de crianças com senso crítico e compreensão dos valores que regem o mundo.
Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo. Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo.