Por Que Recebe Acento Grfico?

Por que recebe acento grfico

No que diz respeito às regras da Língua Portuguesa, a acentuação gráfica aparece como um dos itens básicos mais estudados, sendo essencial na elaboração de textos de qualidade.

B) Quando a segunda vogal do hiato for “i” ou “u” tônicos, acompanhados ou não de s, haverá acento: saída, proíbo, faísca, caíste, saúva, viúva, balaústre, país, baú, Gravataí, Grajaú, juízes, raízes, etc. Esta regra aplica-se também às formas verbais seguidas de lo(s) ou la(s): possuí-lo, distribuí-lo, substituí-lo, atraí-la, construí-los…

Acentuação gráfica – o que é?

Observação: O aspecto do “e” dobrado e do primeiro “e” ser acentuado na terceira pessoa do plural dos verbos mencionados acima também ocorre em seus compostos como descrer, rever, reler, etc.

Os hiatos ôo e êem, indicativos da 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: vôo, enjôo, perdôo, crêem, lêem, dêem, vêem

Paroxítonas

Paroxítonas

2.ª – Tôdas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas gràficamente: recebem o acento agudo as que têm na antepenúltima sílaba as vogais a, e, o abertas ou i, u; e levam acento circunflexo as em que figuram na sílaba predominante as vogais e, o fechadas ou a, e, o seguidas de m ou n: árabe, exército, gótico, límpido, louvaríamos, público, úmbrico; devêssemos, fôlego, lâmina, lâmpada, lêmures, pêndula, quilômetro, recôndito, etc.

5. Classificada a palavra quanto à posição de sua sílaba tônica, procure então nas regras abaixo se ela deverá receber um acento gráfico ou não, para a sua correta representação.

Acentos gráficos e sinais gráficos auxiliares

É um sinal gráfico auxiliar de escrita, usado, desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, apenas em substantivos próprios estrangeiros e palavras derivadas destes:

OBSERVAÇÃO 2.ª – É lícito o emprego do trema quando se quer indicar que um encontro de vogais não forma ditongo, mas hiato: saüdade, vaïdade, (com quatro sílabas), etc.

Monossílabos

Monossílabos

As vogais i ou u tônicas levam acento quando formam hiato com a vogal anterior, seguidas ou não de s: ju-í-zes, sa-ú-de, e-go-ís-ta

6.ª – Põe-se o acento agudo na base dos ditongos abertos éi, éu, ói, quando tônicos: assembléia, bacharéis, chapéu, jibóia, lóio, paranóico, rouxinóis, etc.

OBSERVAÇÃO 2.ª – Quando a flexão do vocabulário faz desaparecer a homografia, cessa o motivo do emprêgo do sinal diacrítico. Acentuam-se, por exemplo, o masculino singular enfêrmo e as formas femininas enfêrma e enfêrmas, em razão de existirem enfermo, enferma e enfermas, com e aberto, do verbo enfermar; porém não se acentua graficamente o substantivo plural enfermos, visto não haver igual forma com e aberto; colhêr e colhêres, formas do infinito e do futuro do conjuntivo do verbo colhêr, recebem acento circunflexo para se diferençarem dos homógrafos heterofônicos colher e colheres, substantivos femininos que se proferem com e aberto, mas não levam acento gráfico as outras pessoas daquele modo e tempo, em virtude da inexistência de formas cujo timbre da vogal tônica seja aberto.

Oxítonas

9.ª – Marca-se com o competente acento, agudo ou circunflexo, vogal da sílaba tônica dos vocábulos paroxítonos acabados em ditongo oral: ágeis, devêreis, escrevêsseis, faríes, férteis, fósseis, fôsseis, imóveis, jóqueis, pênseis, pudésseis, quisésseis, tínheis, túneis, úteis, variáveis, etc.

Também palavras terminadas em -ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -uo são escritas com acento gráfico. Estas palavras tanto podem ser consideradas proparoxítonas como paroxítonas, conforme o entendimento que se faça do encontro vocálico (hiato ou ditongo):

Já o acento grave assinala a contração da preposição “a” com o artigo “a” e com os pronomes demonstrativos “aquele, aquela, aquilo”.

Proparoxítonas

Não são acentuadas as paroxítonas terminadas em “a”, “e”, “o”, seguidas ou não de s; e também as finalizadas com “em” e “ens”.

Na Língua Portuguesa, esse acento tem por objetivo marcar a crase. Esse tipo de acento também é utilizado com outras finalidades em idiomas como latim, grego, italiano, francês, norueguês e romeno.

Acento diferencial

Conhecidas também como esdrúxulas, essas palavras são aquelas nas quais a antepenúltima sílaba é a tônica, e todas devem ser acentuadas. A vogal que se apresenta com timbre nasal ou fechado deve levar o acento circunflexo, enquanto a vogal com timbre aberto deve ter o acento agudo.

1.ª – Assinalam-se com o acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a, e, o abertos, e com o acento circunflexo e os que acabam em e, o fechados, seguidos, ou não, de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós; dendê, lês; pôs, trisavô, etc.

Os verbos “vir” e “ter”, na terceira pessoa do singular, não são acentuados; entretanto, na terceira do plural recebem o acento circunflexo.

Hiatos

Hiatos

16.ª – O acento grave, além de marcar a sílaba pretônica de que trata a regra 13.ª, assinala as contrações da preposição a com o artigo a e com os adjetivos ou pronomes demonstrativos a, aquêle, aqueloutro, aquilo, os quais se escreverão assim: à, às, àquele, àquela, àqueles, àquelas, àquilo, àqueloutro, àqueloutra, àqueloutros, àqueloutras.

As regras de acentuação gráfica, além de serem exigência básica nas escolas, é um dos aspectos mais cobrados no Enem, vestibulares e concursos públicos das mais diversas áreas.

Para que serve a acentuação das palavras?

No português, utilizamos quatro acentos, cada um representado por um símbolo. São eles: Acento Agudo (´) – Sua função é simples: indicar a as vogais tônicas. ... Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.

Porque a palavra não é acentuada?

Apesar da palavra só ser acentuada, a palavra somente não é acentuada porque deixa de ser a sílaba tônica. A vogal o passa a ser apenas uma vogal subtônica e, segundo as regras de acentuação do português, não são acentuadas as vogais subtônicas das palavras formadas por derivação sufixal.

Quanto a justificativa para a acentuação das palavras retiradas do texto destacadas nas alternativas a seguir é correto afirmar que?

Quanto à justificativa para a acentuação das palavras retiradas do texto, destacadas nas alternativas a seguir, é correto afirmar. ... acentuadas como exceção à regra geral de que as. proparoxítonas não precisam ser acentuadas.

Quanto a acentuação das palavras assinale a afirmação certa?

A palavra "tendem" deveria ser acentuada graficamente, como "também" e "porém". As palavras "saíra", "destruída" e "aí" acentuam-se pela mesma razão.

Porque a palavra horário é acentuada?

A forma correta de escrita é horário de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na vogal “a”. Horário significa relativo à hora; que se dá ou realiza todas as horas; no sentido das horas. Estabeleça um horário de trabalho.

Como se escreve horário ou horário?

A grafia correta da palavra é horário, escrito com acento agudo na letra a. Somente a escrita acentuada está certa e existe no dicionário, de acordo com a gramática portuguesa.