O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
O movimento de partículas carregadas em condutores é diferente do movimento de partículas no espaço vazio. Ao aplicarmos uma diferença de potencial VA – VB, esta origina, no interior de um condutor, um campo elétrico E, cujo sentido é do polo positivo para o polo negativo. ...
O movimento das cargas elétricas ocorre quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, seguindo as cargas do pólo negativo para o pólo positivo. Esta diferença de potencial elétrico é o que cotidianamente chamamos de voltagem, por ser medida em Volts.
Portadores / Íons fixos. Os portadores de carga são partículas que transportam a carga elétrica de um ponto a outro. O portador de carga negativa é o elétron , partícula esta muito conhecida e estudada por todos.
As principais são os prótons, nêutrons e elétrons. A carga elétrica é uma propriedade que está intimamente associada a certas partículas elementares que formam o átomo (prótons e elétrons). O modelo do sistema planetário é o modelo simples mais adotado para explicar como tais partículas se distribuem no átomo.
Nos condutores metálicos sólidos são os elétrons, cuja carga é negativa, que se movimentam. A corrente elétrica, neste caso, nada mais é que o fluxo de elétrons ao longo do condutor.
Quando ligamos um fio metálico na tomada, os elétrons deste material começam a oscilar, cada um deles transmitindo seu movimento ao vizinho. Esse vaivém forma a onda que transporta metade da energia sob a forma de uma corrente elétrica.
Resposta. Os elétrons ( de carga negativa).
Corrente elétrica pode ser definida, então, como o fluxo de carga dentro de um condutor quando as extremidades apresentam diferença de potencial elétrico. Para que os elétrons de um fio comecem a se mover ordenadamente é necessário um gerador que são, por exemplo, as pilhas e baterias.
Resposta