É desencadeada pela ativação de receptores cutâneos e hipotalâmicos via sistema nervoso simpático (Banet et al., 1978). A rede de regulação da temperatura no sistema nervoso central pode estimular a termogênese facultativa em três tecidos: TAM, músculo esquelético e coração (Morrison et al., 2008).
Os adipócitos desse tipo de tecido adiposo podem aumentar seu tamanho conforme acumulam gordura em seu interior. Essa gordura apresenta carotenos dissolvidos, e, portanto, esse tecido possui uma coloração que varia do branco ao amarelo-escuro, estando essas variações relacionadas com a dieta.
Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo. Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Sintetiza moléculas como leptina e adiponectina. Leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos).
A não ser por meio da lipoaspiração, que consegue removê-las. Por isso, o ideal é tentar manter sempre o mesmo peso, não deixar extrapolar no ganho de gordura. A melhor forma de fazer isso é por meio do exercício físico regular.