EQST

O Que Fase Personalista?

O que fase personalista? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é fase personalista?

O estágio do Personalismo é marcado pela oposição, sedução e imitação. A oposição é a idade negativista do não, do eu, do meu; é a fase da recusa e da reinvindicação, a criança começa fazer distinção entre o meu e o teu objeto, e com isso busca conflitos de competição para obter o objeto que não lhe pertence.

É característica do estágio do personalismo para Wallon?

É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON: · predominância cognitiva.

O que é o estágio impulsivo-emocional?

O estágio impulsivo-emocional realiza o recorte corporal dando à criança condições de diferenciar o seu próprio corpo do mundo exterior. Já o estágio sensório-motor e projetivo realiza a integração do corpo próprio (cinestésico) à sua imagem exteroceptiva (corpo visual).

São características do estágio categorial?

Sensório motor e Projetivo/Cognitiva. Feedback da resposta: Comentário: Aninha apresenta as características do estágio Categorial: exploração mental do mundo físico mediante atividades de agrupamento, seriação, classificação e ordenação, indicadores de categorias de pensamento.

Qual a predominância funcional do estágio Sensório-motor e projetivo analisado por Wallon?

Estágio Sensório-motor e projetivo (1 – 3 anos) Características gerais: - Campo funcional predominante: cognitivo. - Direção do desenvolvimento e das atividades da criança: centrífuga. - Exploração da realidade exterior e do mundo físico. ... - Direção do desenvolvimento e das atividades da criança: centrípeta.

Quais estágios são marcados por predominância afetiva?

Os cinco estágios de desenvolvimento do ser humano, apresentados por Galvão (1995), sucedem-se em fases com predominância afetiva e cognitiva:

  • Impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida. ...
  • Sensório-motor e projetivo, que vai até os três anos. ...
  • Personalismo, ocorre dos três aos seis anos. ...
  • Categorial.

Qual dos itens abaixo traz características do estágio categorial 6 11 anos proposto por Wallon?

Qual dos itens abaixo, traz características do estágio categorial (6-11 anos), proposto por Wallon? ... A criança expressa sua afetividade por meio de movimentos desordenados e o recurso de aprendizagem nesse estágio é a fusão com o outro. A criança se descobre diferente de outras crianças e dos adultos.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Na concepção de Wallon, existe quatro campos funcionais – movimento (ato motor ou motricidade), afetividade, inteligência e pessoa (formação do eu).

Quais os aspectos da teoria da afetividade proposta por Wallon?

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. ... A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade. Ela tem uma ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão.

Como se chama a teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Qual é o ponto de partida da teoria de Wallon?

A teoria de Wallonestá voltada para o estudo da gênese dos processos que constituem o psiquismo humano, o autor tenta compreender o sentido da conduta da criança, levando em consideração o contexto em que ela está inserida.

Quais as contribuições de Wallon para a educação infantil?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

Por que a pessoa é compreendida como um conjunto funcional na perspectiva Walloniana?

(WALLON, 2007, p. 198). ... Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.

Quais atividades na escola podem ser consideradas atividades motoras para organização psíquica?

Considerando essa premissa e na aplicabilidade no contexto escolar, quais atividades na escola podem ser consideradas atividades motoras para organização psíquica? ❏ atividades artísticas. ❏ cópia de textos. ❏ atividades funcionais.

Como Wallon define o movimento?

Wallon fala da afetividade e da socialização da criança. ... O movimento também está relacionado à origem da representação, ele dá suporte à representação na medida em que torna presente um objeto ou cena imaginada por meio dos gestos que a criança utiliza para imitar.

Qual é a fase que vem após a afetividade?

Considerando o extrato do texto-base O papel das emoções na constituição do sujeito, qual é a fase que vem após a afetividade? ... Elas se alternarão e se influenciarão reciprocamente, ao longo do desenvolvimento infantil, pois a afetividade refluirá para dar espaço ao cognitivo e vice-versa.

O que é afetividade Para Vygotsky?

Vygotsky entende que a base do pensamento é afetivo-volitiva, ou seja, existe uma relação muito grande do afeto que os discentes têm pela matéria e/ou pelo professor com a nossa vontade, vontade esta de aprender, de entender o que é lecionado.

O que é teoria afetiva?

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

O que defende o Vigotski?

Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

O que é afetividade para a psicologia?

A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

O que diz Paulo Freire sobre afetividade?

Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.

Quais são os aspectos afetivos?

O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...

O que são os afetos?

substantivo masculino Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém ou por algum animal; amizade: o beijo é uma demonstração de afeto.

Quais são os afetos?

O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.

Quais os tipos de afetos?

Sinônimos de Afeto

  • Amor.
  • Apego.
  • Simpatia.
  • Ternura.
  • Afeição.
  • Estima.
  • Carinho.
  • Admiração.

Qual a diferença entre emoções afetos e sentimentos?

Para os autores supracitados, o AFETO é um termo mais genérico, que abrange as sensações experimentadas, englobando tanto as emoções quanto os sentimentos; já a EMOÇÃO é a expressão afetiva intensa dirigida a alguém ou alguma coisa, sendo na maioria das vezes de curta duração e geralmente acompanhadas de reação ...