O Teatro da Crueldade rejeita não somente as características do teatro tradicional, mas também, de modo geral, a racionalidade da sociedade ocidental, propondo as bases para um novo teatro e para uma nova maneira de apreensão do mundo, que remeta ao nível pré-verbal da psique humana.
O Teatro da Crueldade é o nome dado à teoria proposta pelo ator, diretor, poeta e teórico francês Antonin Artaud (1896-1948), surgida na década de 20, como uma maneira de fazer uma crítica à cultura do espetáculo e à própria forma que a sociedade ocidental enxergava o mundo.
As principais características do Teatro da Crueldade são: a escolha de temas míticos universais e arquetípicas, sem influência do moralismo social; a valorização do rito cerimonial como proposta de cura; valorização à cultura dita “primitiva” xamânica com o sacrifício do corpo, propiciando o limite e o êxtase que fazem ...
O conceito de teatro épico diz respeito a um teatro didático que procura uma distanciação entre personagem e espectador para que este seja capaz de refletir e apreender a lição social proposta. Propõe que o espectador seja um observador crítico capaz de se indignar com as injustiças quotidianas. ...
Significa eliminar tudo que é desnecessário, deixando um ator ou atriz vunerável e sem qualquer artifício. Na Polônia, seus espetáculos eram representados num espaço pequeno, com as paredes pintadas de preto, com atores apenas com vestimentas simples, muitas das vezes toda em preto.
Resposta. É Tipo de encenação criada por Jerzi Grotowski – nascido na Polônia, diretor e grande figura do teatro de vanguarda. O pobre em seu teatro significa eliminar tudo que é desnecessário, deixando um ator ou atriz vulnerável e sem qualquer artifício.
Jerzy Grotowski
“Podemos então definir o teatro como o que ocorre entre o espectador e o ator. Todas as outras coisas são suplementares” (GROTOWSKI, 1971: 18). Ou, dito de forma mais sintética: “A essência do teatro é um encontro” (GROTOWSKI, 1971: 41).
Pode-se dizer que o processo colaborativo é um processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Isso significa que busca prescindir de qualquer hierarquia pré-estabelecida e que feudos e espaços exclusivos no processo de criação são eliminados.
O "Teatro de Arena"foi fundado na cidade de São Paulo, em 1953, como uma alternativa à cena teatral da época. ... Em 1953, com o primeiro elenco profissional, a companhia estreia nos salões do MAM – Museu de Arte Moderna com Esta Noite é Nossa, de Stafford Dickens.
Em nossos dias, os palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de semiarena e palco de arena.
O palco Arena como a palavra sugere, é um palco em formato de “arena/estádio”. Este palco, foi utilizado bastante pelos Gregos para apresentações teatrais e por grandes Filósofos da época na Grécia. Nesta arena, o público circulava o(s) apresentador(es) por quase todos os lodos.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. ... Este acontecimento foi o que gerou a semente do teatro ocidental como o conhecemos hoje.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
Resposta. Explicação: o teatro construido em 1576 no bairro londrino de Shoreditch teria sido a primeira encenação de peças. o altar principal do templo de Dionísio.
O Teatro Ocidental tem origem nos festivais religiosos gregos em honra a Dionísio, a partir do século VII a.C. Os cânticos eram entoados por um coro, conduzido por um solista, o corifeu.
Resposta: O Teatro como conhecemos tem origem nos festivais religiosos gregos em honra ao deus Dionísio, a partir do século VII a.C.. Os cânticos eram entoados por um coro, conduzido por um solista, o corifeu.
No tempo de Péricles à frente do Estado entre 443 e 429 a.C., a grande Dionisíaca era uma festividade de sete dias de duração. O primeiro dia era dedicado ao proágon, apresentação de todos os participantes no recinto coberto do Odeon.