O livro pode ser compreendido como a autopsicanálise de Bento Santiago, que viveu uma história de amor com final trágico. Emotivamente, encontra-se mutilado, pois acredita ter sido traído pela esposa, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar. ... Na casa ao lado, vivia Capitolina (Capitu), filha de Pádua e Fortunata.
Dali até a velhice, Bento vive em estado de relativa reclusão, o que faz surgir seu apelido: Dom Casmurro, que quer dizer introspectivo. Ocorre que a expressão tem outro significado, que o narrador esconde do leitor desavisado: teimoso.
Narrado na primeira pessoa, conta a história de Santiago, o protagonista, que pretende "atar as duas pontas da vida", lembrar e reviver o seu passado. A narração começa na juventude, quando Santiago (Bentinho, na época) descobre o seu amor por Capitu, amiga de infância com quem acaba casando.
Bento lhe contou sobre o seu juramento e Escobar lhe contou que também não seria padre, amava o comércio. ... Glória queria que Bento voltasse. Muitos planos para o abandono da promessa vieram, por fim ela tomou um orfão e esse foi encaminhado ao seminário, Bentinho aos vinte e dois anos era bacharel em Direito.
O romance é narrado pelo próprio Bento Santiago, conhecido como Bentinho. Ele é um homem por volta dos seus 60 anos e que está disposto a contar sua história de amor por sua vizinha: Capitu. A trama tem como local a cidade do Rio de Janeiro durante o período do Segundo Império.
Giovanna Antonelli ganhou destaque na carreira em 'Laços de Família' [Globo, 2000] como Capitu, que se prostituía para sustentar o filho. Aos 44 anos de idade, a atriz conta que a novela de Manoel Carlos, atualmente reprisada no Vale a pena ver de novo, foi um dos trabalhos mais importantes de sua vida profissional.
Por sua parte, Escobar, que também saíra do seminário, tornara-se um comerciante bem-sucedido, vindo a casar com Sancha, amiga e colega de escola de Capitu. Em l865, Bento e Capitu finalmente casam-se, passando a morar no bairro da Glória.
Como Bentinho consegue sair do seminário? Colocando uma outra pessoa, sob custódia de sua mãe, para formar-se padre em seu lugar. Fazendo um pedido ao Imperador, que aconselha sua mãe para que ele estude na faculdade de Medicina. Com a ajuda de José Dias, que finge uma doença e precisa ir à Europa com urgência.
CAPITU (Giovanna Antonelli) Apaixona-se por Fred (Luigi Baricelli), e os dois lutam para ficar juntos, enfrentando as artimanhas e maldades de Maurinho (Luiz Nicolau), pai do filho de Capitu, e de Orlando (Henri Pagnoncelli), seu ex-cliente.
Alguns atores, que na época eram crianças, hoje se tornaram adultos, como é o caso de Bruninho, filho de Capitu – interpretada por Giovanna Antonelli. Entretanto, o bebê não era vivido apenas por um ator, mas sim por duas crianças, os gêmeos Natã e Andrey Beltrão, que se revezavam no papel.
Vale lembrar que o verdadeiro pai de Camila é Pedro (José Mayer), primo de Helena. Eles tiveram um envolvimento amoroso no passado. O segredo será revelado quando a jovem tiver leucemia e um filho de Helena e Pedro poder ser a solução para a cura da personagem.
Fred (Luigi Baricelli) será o primeiro parente para quem Helena (Vera Fischer) contará seu maior segredo. Ela abrirá o jogo com o filho e revelará que Camila (Carolina Dieckmann) na verdade é filha biológica de Pedro (José Mayer).
Após terminar o romance com Miguel (Tony Ramos) para seguir com seu plano de salvar a filha, Helena (Vera Fischer) será escorraçada da festa de aniversário do dono da livraria. Ela já terá confirmado que está grávida de Pedro (José Mayer) em Laços de Família.
Vera Fischer e Tony Ramos em Laços de Família, 2000. Acervo/Globo. Helena mantinha em segredo a identidade do pai de Camila mas, diante da gravidade da situação, revela que ela é filha de Pedro. Depois que engravidou do primo, ainda jovem, Helena foi expulsa de casa pelo pai, e decidiu manter segredo sobre o caso.
Alma (Marieta Severo) ficará abalada ao ter seu segredo descoberto por Edu (Reynaldo Gianecchini) ... O pai, no entanto, não era seu então marido, mas sim o genitor de Edu (Reynaldo Gianecchini) e cunhado da vilã. O médico estará ouvindo toda a conversa e ficará chocado.
Ela vai a um hospital, cole sangue e faz seu cadastro como doadora de medula, mas fica desanimada ao conhecer suas chances de ser compatível com a sobrinha. Nos capítulos derradeiros de Laços de Família, Íris entra para o banco de doadores de medula e decide ir até o quarto de Camila no hospital.
Com relação à morte dos pais dos personagens, realmente foi um acidente de avião que tirou a vida deles. Alma não possui nenhuma relação com a fatalidade, apenas passou a criar os sobrinhos como filhos assim que eles ficarão órfãos.
Laços de Família tem final para chorar: Bebê de Helena salva a vida de Camila.
Passados alguns dias, mãe e filha recebem a notícia: Vitória é compatível com a irmã. O transplante de medula é feito, Camila inicia o tratamento e tem início o processo de cura. A moça ainda passará dias difíceis no hospital e vai precisar esperar três anos para saber se realmente está livre da doença.
A ex-prostituta perderá Orlando (Henri Pagnoncelli) e Maurinho (Luiz Nicolau) em um acidente de carro horrível. Os dois estarão tendo um acerto de contas na novela exibida no Vale a Pena Ver de Novo quando o automóvel bater de frente em um caminhão e explodir.
Helena faz cesárea e dá à luz ao bebê que vai salvar a vida de Camila. Na novela Laços de Família, que se aproxima de sua reta final no Vale a Pena Ver de Novo da Globo, Helena (Vera Fischer) tomou a decisão de engravidar de Pedro (José Mayer) para salvar a vida de Camila (Carolina Dieckmann).
O pai de Camila é Pedro (José Mayer), com quem Helena teve um romance na juventude na trama escrita por Manoel Carlos.
Íris (Deborah Secco) virará boa-moça no final de Laços de Família. A meia-irmã de Helena (Vera Fischer) irá atrás de Pedro (José Mayer) na fazenda que ele terá comprado e surgirá grávida do primeiro filho do casal após um salto no tempo de três anos na novela exibida no Vale a Pena Ver de Novo.
Após transar com Pedro (José Mayer) em Laços de Família, Helena (Vera Fischer) vai vibrar de felicidade ao confirmar a "gravidez da salvação". Na novela exibida no Vale a Pena Ver de Novo, ela vai gestar um filho do mesmo pai de Camila (Carolina Dieckmann) com a esperança de curar a herdeira doente.