Nesta etapa da definição da metodologia, você deve elencar os métodos que vai utilizar com vistas ao objetivo da sua pesquisa, isto é, você deve optar pelos procedimentos que vão lhe conduzir ao resultados almejados. Dessa forma, as técnicas utilizadas estão relacionadas com o propósito e com a abordagem da pesquisa.
No projeto de pesquisa, a seção da metodologia é redigida com linguagem, essencialmente, no futuro, pois inclui a explicação de todos os procedimentos que se supõem necessários para a execução da pesquisa, entre os quais, destacam-se: o método, ou seja, a explicação da opção pela metodologia e do delineamento do estudo ...
A metodologia pode aparecer em um capítulo específico (dedicado exclusivamente a ela) ou como parte da introdução do trabalho. O ideal, portanto, é que você consulte as normas da instituição de ensino ou do evento onde você irá submeter o trabalho científico. Veja, por exemplo, se eles seguem as normas da ABNT.
Como fazer uma revisão bibliográfica
O que escrever na metodologia
Para a elaboração de uma boa revisão bibliográfica é preciso pesquisar, selecionar e ler uma grande quantidade de artigos, livros e resumos. E uma boa organização deste material irá facilitar encontrar determinada ideia ou um autor específico em meio aquela salada de PDFs.
Para elaborar uma revisão de literatura é recomendável que você adote a metodologia de pesquisa bibliográfica. Pesquisa Bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, artigos e literatura cinzenta (teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, relatórios, etc.).
A revisão da literatura é a etapa do trabalho em que se reúne as referências que vão fornecer embasamento teórico para o trabalho. ... Antes de qualquer coisa, é preciso definir um tema, um conjunto de referências teóricas, uma metodologia, entre outros itens que fazem parte do projeto de pesquisa.
Critério de inclusão – Define as principais características da população alvo e acessível. ... Alguns critérios de exclusão são por considerações éticas, outros pela menor propensão de determinados pacientes em participarem do estudo.
Critérios de inclusão são definidos como as características-chave da população-alvo que os investigadores utilizarão para responder à pergunta do estudo. Critérios de inclusão típicos incluem características demográficas, clínicas e geográficas.
(2) Critérios de inclusão típicos incluem características demográficas, clínicas e geográficas. ... É muito importante que os investigadores não apenas definam critérios de inclusão e exclusão adequados ao elaborarem um estudo, mas também avaliem como essas decisões afetarão a validade externa dos resultados do estudo.
Alguns dos critérios frequentemente usados são: a origem dos doentes e o estado da doença em investigação. ... Facilmente se compreende que a selecção de participantes implica o conhecimento rigoroso da população quem se destina o tratamento e para isso é fundamental estabelecer qual o estado da doença em investigação.
É uma metodologia rigorosa proposta para: identificar os estudos sobre um tema em questão, aplicando métodos explícitos e sistematizados de busca; avaliar a quali- dade e validade desses estudos, assim co- mo sua aplicabilidade no contexto onde as mudanças serão implementadas, para sele- cionar os estudos que ...
Pode-se verificar no texto que o pesquisador é peça fundamental no sucesso da pesquisa. ... organização para a pesquisa, como em uma orquestra. Ele consegue. avaliar os dados, comparando-os por diversas perspectivas.
Em geral, a seção de metodologia descreve os equipamentos, amostras e procedimentos usados para obter os resultados apresentados no artigo. O nível de detalhe deve ser suficiente para um especialista na área poder reproduzir os resultados obtidos.
A metodologia científica é capaz de proporcionar uma compreensão e análise do mundo através da construção do conhecimento. ... O conhecimento científico obtido no processo metodológico tem como finalidade, na maioria das vezes, explicar e discutir um fenômeno baseado na verificação de uma ou mais hipóteses.