Barbatanas ou nadadeiras são os órgãos externos que muitos animais aquáticos usam para a locomoção e equilíbrio.
As nadadeiras lobadas são estruturas que possibilitam o surgimento de patas.
Podemos dividir os osteíctes em duas classes: - Sarcopterygii – Grupo com nadadeiras carnosas e com um suporte ósseo. Apresentam como representantes os peixes pulmonados e os celacantos. Espécies desse grupo foram mais abundantes no Devoniano, hoje existem apenas poucas viventes.
Os sarcopterígeos caracterizam-se por nadadeiras pares lobadas, cuja estrutura deu origem às patas dos tetrápodes. Estas são formadas por um eixo ósseo central que dá origem aos raios dérmicos, permitindo a inserção de músculos.
A bexiga natatória é um grande saco de paredes flexíveis e impermeáveis aos gases que ocupa a região dorsal do corpo dos peixes ósseos. Ela atua como um órgão hidrostático, com a função de facilitar o nado e a permanência do peixe a uma determinada profundidade.
A vesícula gasosa, também conhecida como bexiga natatória, é um órgão que auxilia os peixes ósseos a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água. ... Nos peixes pulmonados, como é o caso da piramboia, a bexiga funciona como pulmão, podendo ser bilobada.
O comércio de bexigas do Totoaba macdonaldi é movido pela crença popular entre chineses de que essa parte das entranhas do pescado favorece a fertilidade e melhora a vitalidade da pele, pelo seu alto teor de colágeno.
A vantagem adaptativa de a bexiga natatória estar ligada ao sistema digestório é que o peixe pode enchê-la tomando ar pela superfície da água.
Olá, A função da bexiga natatória é proporcionar aos peixes (que possuem estrutura óssea) a capacidade de nadar em certas profundidades. ... Já a função da linha lateral é funcionar como um "radar", podendo captar as vibrações presentes na água.
Quando acontece e não é um caso grave, pode se tentar um tratamento conservador usando sal de Epson, da seguinte forma: Uma colher de sopa de sal Epsom para 18 litros, repetido todos os dias durante 3 dias. Manter a temperatura em 29-30 graus.
Entre as principais adaptações dos peixes à vida aquática, podemos citar a presença de um corpo hidrodinâmico, nadadeiras, respiração branquial, linha lateral e bexiga natatória. Os peixes são um grupo de animais vertebrados encontrados nos ambientes aquáticos.
As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. Que outras adaptações á vida aquática encontramos nesses animais: Estes animais apresentam diversas adaptações que permitem a sua sobrevivência nesses ambientes, tais como respiração branquial, nadadeira que auxiliam na locomoção do animal...
Os peixes têm poderosos e eficientes órgãos sensoriais, como a linha lateral. Essas estruturas, localizadas lateralmente no peixe, permitem que o animal consiga captar movimentos na água e, consequentemente, evitar predadores.
Nos peixes ósseos, os opérculos são placas ósseas localizadas nos lados da cabeça, antes das guelras (contando da cabeça do peixe para a cauda), e cobrem a fenda branquial. ... Podem ser lisos, cobertos de escamas ou ornamentados com cristas ou espinhos. Serve para proteção das brânquias.
a linha lateral é um órgão sensorial usado para detectar movimentos na água, ao seu redor. A linha lateral pode ser facilmente identificada em alguns peixes por estar posicionada nos flancos laterais e é formada por escamas com poros, ou aberturas na pele, que expõem os neuromastos para o meio exterior.
O sistema da linha lateral é uma intrincada série de receptores mecânicos dispostos na cabeça e em regiões da lateral do corpo. Estes receptores são sensíveis ao som, toque, pressão e movimento. ... A unidade básica da linha lateral é o neuromasto, que são grupamentos de células ciliadas sensíveis ao deslocamento mecânico.
linha lateral é um sistema de órgãos encontrados em vertebrados aquáticos, usado para detectar movimento, vibração e gradientes de pressão na água circundante. ... As linhas laterais desempenham um papel importante no comportamento, na predação e na orientação de peixes.
A válvula espiral é uma estrutura presente no organismo dos peixes cartilaginosos. Fica no intestino desses peixes e possui a função de aumentar a superfície de absorção dos nutrientes. ... A válvula espiral é um dos constituintes do sistema digestivo desses animais.
As linhas laterais e de fundo limitam a área de jogo, isto é, indicam onde se pode jogar. A linha de meio de quadra ou linha central divide a quadra ao meio, de onde é iniciado o jogo. Da linha de tiro livre são punidas as faltas cometidas nas imediações da área do goleiro.