No cálculo dos esforços solicitantes, podemos utilizar ou não o momento de inércia a flexão como seção retangular ou "L", "T", etc. Uma outra opção de tratamento de esforços solicitantes em vigas contínuas é a realização de envoltórias de solicitações entre diversas vigas de mesma geometria.
Os esforços solicitantes calculados são: força cortante, momento fletor e momento de torção. As vigas tratadas são vigas prismáticas, isto é, a seção transversal da viga é constante em cada vão. ... Os pilares podem estar presentes ou não em cada apoio da viga, tanto na região superior como na região inferior da viga.
O diagrama de esforço cortante é um gráfico que define a intensidade da força de cisalhamento para qualquer ponto do elemento, corpo ou viga.
Esforço Normal (ou axial) N: Soma algébrica das projeções sobre a normal à seção das forças exteriores situadas de um mesmo lado da seção; é positivo quando de tração (tendendo a distender a seção) ou negativo quando de compressão (comprimindo a seção):
*O diagrama de momento fletor é feito com os valores positivos no lado de baixo e os valores negativos no lado de cima (convenção), pois dessa forma o desenho representa as posições das armaduras que serão colocadas em uma viga.
Para encontrar o momento fletor interno basta cortar a viga num ponto qualquer. Neste exemplo vou usar o ponto “C” da viga conforme mostrado na figura abaixo.
A flexão é denominada simples, quando as secções transversais da peça estiverem submetidas à ação de força cortante e momento fletor simultaneamente.
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: