CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado, normalmente de um ano. Mas também é possível utilizar essa fórmula cada vez que uma mercadoria for vendida.
Uma boa forma de fazer isso é conhecer o seu custo fixo, dividir esse valor pelo faturamento e multiplicar por 100. Por exemplo: se você fatura em média R$ 10 mil em determinado mês e tem R$ 1,2 mil como custo médio (1.
Acuracidade SKU = {1-ABS (Venda real – Forecast) / (Forecast)} *100.
A acuracidade é a apuração e análise do estoque do varejista daquilo que está presente fisicamente na loja e, também, o que está registrado no sistema de controle de mercadorias. Ou seja, acuracidade é a precisão dos dados e informações de um estoque. ...
Para calculá-lo basta pegar a data e hora de entrega do pedido ao Cliente e subtrair a data e hora do momento em que o pedido foi recebido pela empresa, que gera a seguinte fórmula: OCT = (data / hora da entrega do pedido ao Cliente) – (data / hora de recebimento do pedido pela empresa).
O primeiro passo é organizar todos os dados necessários para calcular o indicador de desempenho. Digamos que você queira calcular um indicador financeiro, por exemplo, o indicador de lucratividade. Para isso, será preciso organizar duas colunas de dados: a receita mensal e o lucro mensal do período analisado.
O pedido perfeito é aquele entregue no lugar certo, no dia certo, à pessoa certa, na embalagem correta, em condições perfeitas e com a documentação necessária. Ou seja, é aquele que chega ao cliente sem qualquer pendência.
Para calcular o indicador OTIF da sua empresa, você precisa reunir os pedidos dos últimos 12 meses. Depois, deve separá-los em três categorias: atendido no prazo, entregue sem erro, e completo, ou seja, cumpriu todas as especificações do cliente. Nesse exemplo, o valor do índice é de 58,82%.
O On Time In Full (OTIF) é um indicador de desempenho utilizado para acompanhar a qualidade das entregas dos produtos. ... In Full: nesse caso, os produtos devem ser entregues dentro das especificações passadas para os clientes no momento da compra (dimensões, quantidades, qualidade, integridade, entre outras).
O termo On-Time In-Full deu origem a sigla OTIF, que traduzindo para português significa o mesmo que "no prazo e completo". Na prática, OTIF é usado para descrever pedidos que foram entregues no prazo previsto e sem falhas ou devoluções.
KPI, sigla para Key Performance Indicator (indicador chave de performance, em tradução livre para o português), é uma ferramenta de gestão para avaliar a performance de um processo. KPI de logística são os indicadores criados para acompanhar o desempenho dos processos logísticos da empresa.
Conheça 6 KPIs logísticos fundamentais para sua empresa
Quais os 7 principais indicadores de desempenho logístico?
Indicadores de estoque
Os indicadores de desempenho (KPIs) logísticos são utilizados para rastrear, visualizar e otimizar todos os processos relevantes do departamento de logística. Assim, a utilização de KPIs garante que você esteja sempre avaliando sua performance em relação a um benchmark estático.
Como um sistema de gestão contribui para melhorar cada KPI de logística? Ao analisar os indicadores de desempenho, o principal fator a ser considerado é a qualidade das informações utilizadas na sua elaboração. ... Isso ocorre porque a área de logística não funciona de forma isolada.
O monitoramento de Indicadores de Desempenho para logística também é importante para a segurança de todo o processo de maneira geral. Um indicador de estoque, por exemplo, ajuda a evitar perdas, desvios ou faturamentos incorretos.
A logística corresponde a um conjunto de etapas operacionais que garantem que a empresa cumpra com o que é prometido aos clientes, principalmente no que diz respeito à entrega. Ou seja, ela trata de todas as etapas que são exigidas para levar a cabo um serviço ou a oferta de um produto.
O nível de serviço logístico tem sua importância devido à alta competitividade atual, pois as empresas estão buscando cada vez mais uma diferenciação, como uma forma de manter os clientes atuais e conquistar novos.
O que é nível de serviço É, portanto, um assunto para a maioria das empresas que trabalham com o foco no cliente, em gerar satisfação e, com isso, aumentar sua taxa de fidelidade e faturamento. O nível de serviço, de maneira geral, é a eficiência dos serviços fornecidos, além do produto em si.
Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma. ... O nível de serviço logístico é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos seus clientes para assegurar sua fidelidade.
Como já sabemos, o nível de serviço logístico tem um papel fundamental para a qualidade dos serviços de entrega dos produtos. ... Assim, quanto maior o nível de serviço, maiores os custos logísticos. Se a empresa trabalhar com veículos mais rápidos, os custos são maiores que veículos mais lentos, por exemplo.
Se os indicadores que visam os níveis de serviço são determinados com base somente nos interesses da empresa, o cliente, por consequência, acaba sendo deixado em segundo plano. Dessa forma, o que pode ser bom para a empresa, pode ser péssimo para o cliente.
Como o objetivo primário do gerenciamento de estoque é garantir que o produto esteja disponível no tempo e nas quantidades necessárias, o nível de serviço pode ser definido como a probabilidade complementar de haver falta de um determinado produto em relação a sua demanda, dada pela equação 1 (BALLOU, 2006).
Ao associar os conceitos de marketing e logística, Pereira e Oliveira (2009), afirmam que o marketing exerce a função de promover e adequar a promoção, o preço e o produto a um nível de serviço que satisfaça o cliente, enquanto a logística, gerencia de forma estratégica os custos globais do sistema de logística, ...