Ao romper com a visão classificatória da avaliação e assumi-la como parte do processo de construção do conhecimento, é imprescindível considerar o "erro" do aluno como um indicador: ... Da inadequação do discente ao conteúdo. De aprendizagens potenciais.
Na perspectiva construtivista, o erro é visto como parte do aprendizado para a criança elaborar hipóteses e avançar em sua aprendizagem. ... A criança é envolvida em atividades de leitura e escrita que utilizam primeiramente os textos, para depois partir às frases e palavras.
Nos erros construtivos, existe uma lógica nas hipóteses dos alunos frente à resolução de um problema novo qualquer que difere da lógica dos adultos. Mesmo que essa ideia, sob o ponto de vista do adulto, seja errada, este é considerado um erro construtivo.
Quanto ao conceito de erro construtivo no processo de construção do conhecimento pelo aluno, Davis e Espósito (apud SILVA, 2005) afirmam que cabe ao professor discernir entre os erros construtivos - isto é,aqueles que evidenciam progressos na atividade mental - e os que não sinalizam avanços na forma de pensar da ...
O erro trabalhado de forma reflexiva é fonte de crescimento não só da aprendizagem do aluno, mas também do desenvolvimento profissional do professor. Entendemos que a análise do erro é fundamental para compreender melhor e ajudar a superar o grande mal que é o fracasso escolar já no início a escolarização.
Tem como propósito informar os resultados da aprendizagem (parciais) ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades, possibilitando a reformulações necessárias, com vistas a assegurar a aprendizagem do aluno.
9 maneiras de ensinar com erros
Quando avaliamos a aprendizagem também necessitamos escolher as técnicas, selecionar os instrumentos e saber aplicar os métodos envolvidos na elaboração e na. aplicação dos instrumentos. Algumas ações podem contribuir para a construção de um. bom instrumento avaliativo.