Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.
A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
A classificassão dos seres vivos Os critérios usados para essa classificação foram: Tipo de organização celular (eucariontes/procariontes); Número de células (unicelurares/pluricelulares); Tipo de nutrição (autótrofos/heterótrofos).
O moderno esquema de classificação, que distribui os sers vivos em cinco reinos, foi proposto por Whitaker em 1969. Os critérios usados para essa classificação foram: Tipo de organização celular (eucariontes/procariontes), número de células (unicelurares/pluricelulares) e tipo de nutrição (autótrofos/heterótrofos).
O sistema de classificação de Whittaker baseia-se em critérios básicos: Tipo de célula e organelos: Unicelulares (Monera e Protista), Multicelulares (Protista, Fungi, Plantae e Animalia).