Resposta: Através da organização, planejamento e exercício das atividades no meio social.
A gestão das politicas sociais significa a gerência e direção da coisa pública, este exercício de administrar e conduzir deve garantir o acesso da sociedade a benefícios e serviços de natureza pública.
Esse profissional que atua diretamente com as expressões da questão social tem a oportunidade de inserir-se nos espaços de participação, priorizando o processo de publicização e socialização das informações em consonância com o Projeto Ético-Político do Serviço Social.
O sentido de participação indicado pelos profissionais tem ênfase na lógica de fazer parte, de emitir opinião, de fazer troca e secundariamente tem o sentido de democratizar a relação Estado e sociedade e garantir os direitos sociais.
Para esses autores, definir participação social implica entender as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem com o objetivo de “influenciar a formação, execução, fiscalização e avaliação de políticas públicas na área social (saúde, educação, habitação, transporte, etc.)”.
Significado de Participação substantivo feminino Ação ou efeito de participar, de fazer parte de alguma coisa: agradecemos sua participação neste evento. [Pouco Uso] Ato de informar ou de receber uma informação, um aviso: recebemos a participação do seu casamento.
A participação popular na gestão da saúde é prevista pela Constituição Federal de 1998, em seu artigo 198, que trata das diretrizes do SUS: descentralização, integralidade e a participação da comunidade.
a participação popular significa a satisfação da necessidade do cidadão como indivíduo, ou como grupo, organização, ou associação, de atuar pela via legislativa, administrativa ou judicial no amparo do interesse público - que se traduz nas aspirações de todos os segmentos sociais.
Há uma tipologia típica de uma participação política institucional: disponibilização de informação, abertura à consulta pública, relatos de experiências participativas inovadoras, suporte às decisões coletivas e democráticas.
A participação popular na elaboração, implementação e fiscalização das políticas públicas ganhou amplitude sem precedentes, contribuindo para aumentar tanto a eficácia e abrangência das ações públicas, como a capacidade de formulação dos movimentos sociais.
No caso atual do Brasil, a Constituição de 1988 assegura juridicamente a participação e o controle social como mecanismos de democratização dos direitos civis e políticos. ... Conferências e Conselhos, por exemplo, são formas de participação social e mecanismos conquistados para exercer o controle social.
Os Conselhos Municipais são mecanismos de interlocução permanente entre Governo e Sociedade Civil, que vêm ampliando e aperfeiçoando sua atuação, auxiliando a administração no planejamento, orientação, fiscalização e julgamento nas questões relativas a cada área temática. ...
As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. Muitas vezes, é o Conselho Municipal de cada área que aprovará uma lei ou ação que o Estado queira tomar sobre determinado assunto.
O objetivo dos Conselhos Municipais é a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. A proliferação destes Conselhos representa um aspecto positivo ao criar oportunidades para a participação da sociedade na gestão das Políticas Públicas.
CONSELHOS MUNICIPAIS: