A fise ou placa de crescimento é a região do osso presente nas crianças e adolescentes que é responsável pelo crescimento ósseo. A presença da fise é a principal diferença entre os ossos na infância e nos adultos e que torna a abordagem nas fraturas dessas faixas etárias diferentes.
A placa de crescimento é a região do osso composta por tecido especializado responsável pelo crescimento latitudinal e longitudinal, sendo por este motivo exclusiva de seres esqueleticamente imaturos. Pode ser chamada de fise, placa epifisária, cartilagem epifisária, cartilagem de crescimento, etc.
A classificação de Salter-Harris é utilizada para classificar fraturas ósseas que afetam a cartilagem de crescimento do osso. Após o crescimento completo do osso essa classificação não será mais utilizada.
Quando as zonas cartilaginosas desaparecem, diz-se que as epífises estão "fechadas", pois não haverá mais crescimento dos ossos.
O fixador é preso por múltiplos fios metálicos que transfixam a pele, atravessam músculos e ossos de um lado ao outro da extremidade, prendendo-se por meio de parafusos nas hastes do aparelho externo. Nesta operação o osso é serrado internamente e suas extremidades presas ao fixador.
Os bebês costumam suar bastante pela cabeça, principalmente na hora da amamentação. Esta é uma situação normal, já que cabeça da criança é o local no corpo com maior circulação de sangue, tornando-a naturalmente mais quente e propensa a suar.
A cabeça do bebê pode estar aparentemente deformada, principalmente se o parto foi muito prolongado. É comum a forma comprida da cabeça, aspecto que adquire ao passar pelo canal de parto.
“São memórias que ficam com a característica na forma como a criança elaborava, mas muitas se perdem ou outras são mantidas porque estavam carregadas de algum sentimento. Aquela relação teve um conteúdo que faz com que fique retido na memória”, observa Saul Cypel.
Os bebês absorvem as informações que os cercam de maneira profunda, e a ciência descobre fatos inéditos sobre o funcionamento do cérebro deles a cada dia que passa. Até mesmo pequenos detalhes são captados por suas mentes, e fazem a diferença para este vasto universo em formação que é a mente humana.