A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.
Temas simples, como: amor, vida, casamento, paisagem; Inspiração na vida em sociedade e no campo: fugere urbem; Relação entre o homem e a riqueza: aurea mediocritas; A ideia de aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade: carpe diem.
Características do arcadismo Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.
Nesse sentido, o Arcadismo buscava recriar uma nova forma de literatura que prezasse pelo espaço bucólico, típico da Arcádia grega. ... Portanto, no Arcadismo, a natureza é o símbolo da pureza de espírito, ingenuidade, um ideal de paz e um convite à liberdade por meio da vida no campo.
O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
Expressão latina que significa "lugar ameno". Trata-se de um dos tópicos da literatura clássica, usado com frequência na época medieval e renascentista e que se opõe a locus horrendus empregue no Romantismo. O locus amoenus consiste numa descrição da paisagem ideal, em ambiente de tranquilidade, bucólico ou pastoril.
Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do arcadismo. A base material do progresso consubstanciava-se nas cidades.
DIFERENÇA ENTRE BARROCO E ARCADISMO: BARROCO: expressa-se pela dualidade, pelo contraste. ... ARCADISMO: surge em contraposição ao Barroco; buscou a simplicidade, a clareza, a valorização da natureza, a revalorização da Antiguidade Clássica através da mitologia.
No arcadismo também tem o "carpe diem", aproveitar o agora, viver plenamente hoje. No Brasil, os principais foram Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão. Já o barroco, buscava reconciliar a espiritualidade com a razão, tendo assim as principais características a contradição e contraste.
As características da pintura romântica não eram inequívocas e diferiam por país, mas o tema principal era a imaginação e a expressão subjetiva do artista individual. Muitas vezes a realidade foi representada de maneira um tanto idealizada. A natureza foi experimentada como “animada”.