O Contrato de Transporte configura-se quer como contrato de transporte de pessoas, como de coisas, mediante pagamento de um preço. ... É um contrato bilateral, consensual, oneroso e comutativo (obrigações para ambas as partes contratantes).
O contrato de transporte caracteriza-se como contrato bilateral, consensual, oneroso, comutativo, não solene, de duração e de adesão. É bilateral porque gera obrigações não só para o transportador como para o transportado ou o dono da coisa transportada.
Nesta modalidade, as partes contratantes são: o remetente, pessoa depositária do objeto; transportador; e o destinatário.
No transporte denominado cumulativo, “cada transportador se obriga a cumprir o contrato relativamente ao percurso, respondendo pelos danos nele causado a pessoa e coisas” (CC, art. 733). “O dano, resultante do atraso ou da interrupção da viagem, será determinado em razão da totalidade do percurso” (§ 1°).
Quanto ao contrato de transporte, é correto afirmar que o transportador: A. não pode se recusar a transportar coisa cuja embalagem seja inadequada; ... deve obrigatoriamente recusar-se a transportar a coisa que venha desacompanhada dos documentos exigidos por lei ou regulamento.
Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais.
Antigamente, quando não existia o motor,que faz funcionar carros, aviões e navios,os meios de transporte eram bem diferentes. Eles eram movidos pela força dos animais, como as carruagens, pela força dos ventos e das águas, como as caravelas, e até mesmo pela força do homem, como acontecia com os escravos.
Na realidade, o transporte multimodal é a melhor opção para o Brasil, pois a associação de vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários reduziriam os fretes, aumentariam a competitividade dos produtos e permitiriam uma maior integração territorial.
Transporte rodoviário: Geralmente, é o mais utilizado para transporte em âmbito nacional. Esse modal é ideal para distâncias que variam de curtas a médias para transportar os mais variados tipos de mercadoria.
A moto é o meio de transporte mais econômico do país, segundo pesquisa divulgada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). A pesquisa, realizada em 27 capitais e 16 municípios com mais de 500 mil habitantes, mostra quanto o brasileiro gasta para se deslocar de moto, ônibus e carro.