Ainda assim, nosso organismo deve produzir a quantidade de saliva suficiente apenas para realizar processos essenciais, e nada mais. Babar ou ter que engolir constantemente a saliva pode ser um sinal de que seu organismo está produzindo muita saliva, causando uma situação embaraçosa.
A saliva é uma secreção aquosa transparente secretada pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Sua maior parte (cerca de 99%) é constituída por água e cerca de 1% composto por proteínas (ex:ptialina, lactoferrina, lisozima, gustina, imunoglobulinas, etc.) e íons (ex: Cálcio e Ferro).
Os dentes têm grande importância e são responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação das palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo.
A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada.
Essa vontade grande de cuspir, relatada pela estudante, está relacionada a sialorreia que pode ocorrer durante a gestação, quando há excesso de produção de saliva ligado a um desequilíbrio entre o sistema sintático e parassimpático, que são reguladores do sistema nervoso central.
Acabou de descobrir que está grávida? Saiba o que fazer
Como anunciar a gravidez pessoalmente
O melhor a fazer, na verdade, é procurar um ginecologista e obstetra de sua confiança, que seja capacitado para realizar o pré-natal e tirar todas as dúvidas nesta etapa. Se possível, escolha um especialista que atenda em um consultório próximo à sua residência, para facilitar o acesso.