A vitrificação de granito é um processo termoquímico que forma uma capa de proteção semelhante ao vidro no granito. São usados produtos químicos para obter esse tipo de resultado nos pisos. A principal vantagem gerada é a maior resistência ao desgaste, além de realçar o brilho e a textura natural desse tipo de pedra.
A cerâmica não esmaltada é composta basicamente por argila e outras matérias primas inorgânicas. A argila depois de seca é exposta a altas temperaturas, e adquire resistência, dureza e rigidez, e também por isso, quando é exposta à luz solar ou à chuva, por exemplo, já não sofre grandes alterações.
A cerâmica esmaltada, como o próprio nome indica, recebe uma camada de esmalte na sua finalização. Esse material atua como impermeabilizante da peça. Na prática, a cerâmica esmaltada absorve menos água que outros tipos do mesmo revestimento.
A cerâmica tipo A ou 'cerâmica de primeira linha' é a melhor: 95% das peças não apresentam defeitos visíveis. A cerâmica tipo C ou tipo B, chamada de segunda linha por alguns fabricantes, tem defeitos visíveis, mas os fabricantes garantem que a peça é tão resistente quanto a do tipo de cerâmica A.
Brilho intenso e alta reflexividade, assim definimos os porcelanatos HD Polidos. Esses produtos garantem com facilidade a criação de cenários fascinantes, uma vez que recebem acabamentos das mais avançadas tecnologias em polimento. A sua aplicação agrega muita classe e beleza aos ambientes.
A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres.
Qual a diferença entre porcelanato polido e esmaltado? O porcelanato polido recebe uma camada de polimento depois da fabricação. Já o porcelanato esmaltado ganha uma camada neutra de esmalte e em seguida o desenho da estampa.
Porcelanato Acetinado Ao contrário do porcelanato polido, o acetinado aposta em um visual com pouco ou nenhum brilho. Sua superfície é fosca e suave, capaz de tornar os ambientes acolhedores. Como todo porcelanato, é resistente e fácil de manter.
Porcelanato Polido: possui brilho e é extremamente liso e por isso é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores, quartos... Porcelanato Acetinado: possui leve brilho e é menos escorregadio, por isso é mais indicado para áreas molhadas como banheiros, cozinhas, lavanderias...
Imagem 54 – Porcelanato acetinado é melhor para áreas externas do que os do tipo polido ou esmaltado, já que ele é menos liso e escorregadio. Imagem 55 – Mesmo sem tapete, o porcelanato acetinado confere um ar mais aconchegante ao ambiente do que outros tipos de porcelanato.
3- O porcelanato esmaltado é mais resistente as manchas e sujeiras. No quesito resistência tanto a manchas quanto a sujeitas, o porcelanato esmaltado leva vantagem sobre o polido. Visto que a produção do material tem a camada de esmalte colocada por cima da superfície.
O porcelanato técnico pode ser polido e aplicado em diferentes tipos de ambientes, principalmente internos. ... O porcelanato esmaltado tem as mesmas características do técnico e mais a vantagem de ter esmalte em seu acabamento, o que proporciona maior resistência às manchas.
Para limpar porcelanato com vinagre, siga as etapas a seguir:
“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.
Como o material dá um brilho perene, não é necessário que se use ceras ou produtos para o brilho. A durabilidade do porcelanato líquido é de 10 anos, o mesmo tempo do piso tradicional que conhecemos.
Qual o tempo de garantia dos pisos laminados? Os pisos têm garantias que variam de cinco a 16 anos, conforme o fabricante e a linha do produto.
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.