Na preparação de extratos vegetais há diversas variáveis que influenciam no processo extrativo, exceto:
Na infusão a água fervente deve ser despejada sobre a erva, imediatamente o recipiente deve ser tampado e conservado assim por alguns minutos. Na decocção a erva e a água são levadas ao fogo ao mesmo tempo, buscando extrair os princípios ativos através da exposição prolongada ao calor.
Modo de preparo:
Os extratos vegetais são definidos como preparações de consistência líquida, sólida ou viscosa. Como regra, eles são obtidos por maceração (extração até o equilíbrio com água ou álcool) ou percolação (extração até a exaustão com água ou álcool).
Princípios ativos são os componentes químicos produzidos pelas plantas, que lhes conferem atividade terapêutica. As substâncias ativas das plantas medicinais podem ser produtos do metabolismo primário (indispensáveis à vida da planta) e produtos do metabolismo secundário (próprios da individualidade das plantas).
A utilização de plantas na medicina popular O estudo das plantas medicinais é realizado pela ciência denomi- nada Fitoterapia, que, tendo sua origem no conhecimento e no uso popular, utiliza produtos de origem vegetal, com finalidade terapêuti- ca, para prevenir, atenuar ou curar algum estado patológico.
Para obter a melhor experiência possível, vaporize entre 150°C e 175°C (302°F e 347°F).
A base de ação dos fitoterápicos são os princípios ativos naturais, isto é, substâncias encontradas nas plantas cuja ação é responsável pelo efeito terapêutico do produto final.
Princípio ativo (AO 1945: princípio activo) é a substância que deverá exercer efeito farmacológico. Um medicamento, alimento ou planta pode ter diversas substâncias em sua composição, porém somente uma ou algumas destas conseguirão ter ação no organismo.
Princípios Ativos Terpenos, canfeno, limoneno, mirtenol, borneol, pinocarveol, flavonóides, cetonas, aldeídos e taninos.
De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica.
Fitoterápico é o nome dado a todo medicamento produzido a partir de matérias-primas vegetais – flores, folhas, sementes, cascas e frutos. Apesar de sua origem, esse tipo de remédio também passa pela indústria farmacêutica, assim como acontece com os produtos sintéticos, que são feitos em laboratório.
fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
Vantagens da fitoterapia
Ela permite usar remédios naturais, que produzem menos efeitos colaterais. A fitoterapia é uma técnica da medicina alternativa e complementar que utiliza as plantas para o tratamento de doenças. Os princípios ativos são retirados das plantas medicinais para a produção dos remédios.
A pós-graduação em Fitoterapia é voltada para aqueles que possuem ensino superior completo em medicina, nutrição, farmácia, fisioterapia e áreas relacionadas, que desejam atuar, de maneira profissional, no estudo e prescrição de plantas como tratamento de doenças diversas.
A fitoterapia, ou seja, a utilização de plantas com fins medicinais para prevenção, tratamento e cura de doenças, é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade....Benefícios da fitoterapia
Como fazer o chá de tanchagem Possíveis efeitos colaterais da tanchagem incluem sonolência, cólica e desidratação. Não é indicado para grávidas, lactantes e pessoas com problemas cardiovasculares.
Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
De acordo com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), os fitoterápicos mais utilizados na rede pública são o guaco, a espinheira-santa e a isoflavona-de-soja, indicados como coadjuvantes no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e úlcera e sintomas do climatério, ...
Um medicamento fitoterápico é aquele alcançado de plantas medicinais, onde utiliza-se exclusivamente derivados de droga vegetal tais como: suco, cera, exsudato, óleo, extrato, tintura, entre outros.
Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.
Plantas medicinais e para que servem: uso popular x conhecimento científico
Conheça seis das plantas mais populares no país - aprovadas pela ciência e pelas nossas avós
Analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante, estão entre as suas principais propriedades medicinais.
Confira a seleção que fizemos com base no livro “Guia de plantas medicinais de A a Z: 76 espécies aprovadas pela ciência”.