EQST

Sifilis?

Sifilis? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Sífilis é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta, Treponema pallidum. É uma doença conhecida desde os tempos antigos, o que causou estragos nos últimos séculos.

O mecanismo de transmissão de sífilis é através do contacto sexual. Uma vez adquirido torna-se uma infecção crónica que tem a particularidade de que ocorre fases de actividade da doença, separadas por períodos de latência.

Sífilis Primária

Após contacto com treponemas infecção para mostrar seus primeiros sintomas em aproximadamente 4 semanas de infecção se desenvolve, sua primeira manifestação é geralmente uma úlcera indolor, duro, único tipo de lesão conhecido como um cancro.

Esta lesão aparece nos locais de entrada de bactérias, principalmente no pênis, ânus, boca, genitália feminina ou colo do útero. O cancro dura 4 a 6 semanas após o qual desaparece espontaneamente sem tratamento, acompanhado por um aumento da virilha linfa.

Sífilis Secundária

Numa segunda fase sífilis pode causar sintomas generalizados que incluem a pele, membranas mucosas e dos gânglios linfáticos. Nesta fase, os sintomas podem ocorrer como mal-estar, febre prolongada e perda de peso.

A manifestação principal da sífilis secundária é o aparecimento de uma erupção de cor-de-rosa ou vermelho, a qual é acompanhada por lesões elevadas que podem ulceram ou erodem cobrindo de pus, estas lesões são distribuídos por todo o corpo simetricamente incluindo as palmas das mãos e solas dos pés.

A sífilis secundária também afeta a barba área de couro cabeludo e bigode, causando a perda de cabelo, esta foi uma das causas que levaram ao aumento do uso de perucas pelo movimento nobre que começou na França durante a reinado de Luís XIV, estendendo-se posteriormente a outros tribunais europeus.

Sífilis Tarde

Replicação treponemes faz com que uma série de danos em vários tecidos, principalmente o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e pele.

A sífilis nível do sistema nervoso pode causar meningite semelhante, acidente vascular cerebral e lento início gradual, uma paralisia geral afectando grandes áreas do cérebro. E uma imagem conhecida desde a antiguidade chamado tabe dorsalis caracterizado por caixa distúrbios para caminhar, perda de reflexos, perda de sensação e alunos com deficiência.

A aorta é de assento comum lesões tardias da sífilis, neste vaso sanguíneo treponemes afectar a produção da camada de meio conhecido como a dilatação do aneurisma.

Finalmente a pele e tecidos moles pode ser afectada pela presença de lesões nodulares conhecidos como gomas.

Doença Congênita

Uma mulher infectada com sífilis podem transmitir a doença para o feto através da placenta, o que normalmente acontece após o quarto mês de gravidez e pode causar tanto a morte do feto no útero como o desenvolvimento de uma série de malformações congénitas.

Diagnóstico e Tratamento

Sífilis é uma doença capaz de produzir uma variedade de sintomas ou as manifestações ocorrer mesmo com baixa tornando-o difícil de reconhecer. Normalmente, o diagnóstico é confirmado por um teste laboratorial chamado VDRL, este não é específico para esta doença e pode dar positivo em outras condições. Então depois de um teste de confirmação positiva conhecido como FTA-ABS é solicitada, ambos os testes eles são realizados em uma amostra de sangue.

A melhor estratégia contra Sífilis é a prevenção, o qual é baseado na adopção de métodos de barreira, tais como a utilização de preservativos e evitar o contacto sexual com pessoas de risco doente ou alta como homossexuais, prostitutas e bissexuais, promíscuos.