Olá, No romantismo, a primeira geração se destaca pelo uso do nacionalismo, valorizando a nação e os heróis, no Brasil isso se chama Indianismo. ... A terceira geração se destaca pelas críticas políticas e sociais da época e o início do uso do Realismo na prosa. Essa geração também é conhecida como geração condoreira.
Resposta. Resposta: De uma forma bem pequena, o romantismo fala mais do amor perfeito, a mulher e o amor são enaltecidos nesse gênero; já o realismo traz a nossa realidade(obviamente): nem sempre o amor é lindo e perfeito, a mulher não chega a ser desvalorizada, mas também não chega a ser valorizada.
As pinturas do romantismo se caracterizam por dar ênfase aos sentimentos do artista além de seguir por caminhos como o nacionalismo, a natureza, a imaginação entre outros. A pintura do Romantismo é oposta a pintura do Neoclassicismo e seu surgimento pode ser registrado como tendo acontecido no século XIX.
Dentre as principais características do romantismo na arte podemos destacar a valorização da imaginação e dos sentimentos bem como o sentimento de nacionalismo (bastante compreensível dado o momento histórico). Também eram valorizadas a natureza e os princípios de criação da arte.
Resposta: Eles queriam se libertar das regras e valorizar o estilo do artista na obra. Ela se caracteriza por aderir os sentimentos, a imaginação, o nacionalismo e a natureza, através das paisagens. Presenciamos um contraste entre o estilo anterior e o Romantismo que surgiu por volta do século XIX.
O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. ... Ë uma visão de mundo subjetiva e emotiva, oposta à racionalidade e objetividade do neoclassicismo e do iluminismo.
As obras de arte saem das galerias e ganham destaque na decoração, oferecendo personalidade e riqueza aos ambientes. Por meio delas você pode transmitir uma mensagem, seja sobre seu gosto pessoal, opinião sobre um assunto ou apenas admiração pela beleza estética da obra.
O Realismo é um movimento artístico do final do Século XIX que nasceu na Europa, mais precisamente na França. Com duração de pelo menos duas décadas o Realismo ganhou outros países europeus e americanos. O movimento nasceu num cenário de mudanças, transformações e descobertas da sociedade da época.
Enfim, note-se que a cena histórica, a paisagem, o retrato da família imperial, do índio e de tipos populares, se bem que tenham sido temas centrais no Romantismo pictórico brasileiro, não o esgotam.
Do fim do século XIX até a Semana de 22, o Parnasianismo era o movimento artístico e literário mais forte no Brasil. Importado da França, tal movimento tinha como algumas das suas características: o uso da norma culta, o ideal da arte pela arte e a ausência de qualquer compromisso social.
A arte foi inspirada na arte greco-romana e na natureza. Renascentismo, Maneirismo, Barroco e Rococó são períodos de destaque. Com o fim do absolutismo e a implantação de governos democráticos. ... Vários períodos podem ser destacados, como: Realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo, futurismo, etc.
Para tornar seu estudo e compreensão mais acessíveis, a arte foi então organizada por períodos, movimentos e vertentes. Veja como a história da arte - sobretudo ocidental - foi classificada....Arte Moderna ou Modernismo
Assim, os movimentos artísticos importantes que antecederam a chamada arte moderna, foram: neoclassicismo, romantismo, realismo, art nouveu, impressionismo e pós-impressionismo.
Resposta. Resposta: O estudo da história da arte teve início durante o Renascimento, ainda que limitado à produção artística da civilização ocidental. ... A evolução dos média foi crucial para o desenvolvimento e difusão da arte.
Período no qual surgem grandes tendências artísticas como expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, abstracionismo, dadaísmo e surrealismo. Esses movimentos representam muito para o mundo das artes, e apresentaram grandes artistas e surpreendentes obras à história da arte.
Os movimentos artísticos de maior destaque que ocorreram no século XX são: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art, sendo o último a transição para a arte contemporânea.
A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.